Quando o Corpo diz que a Noite não foi Boa

Semana passada mostramos a Importância de Manter a Postura ao Computador para evitar diversos tipos de dores em várias partes do corpo. Hoje vamos mostrar outro momento do dia que exige muita atenção, a Hora do Dormir.



Durante o sono o corpo se recupera do desgaste físico e mental acumulado durante o dia, além de organizar a memória, guardando informações úteis e descartando as inúteis.

Dormir mal prejudica a capacidade de raciocínio e a coordenação motora, bem como pode provocar dores no corpo, ronco, insônia e desvio de coluna. Especialista indicam que uma pessoa deve dormir até 08 horas diariamente, porém afirmam que esse número pode variar de acordo com o ritmo de cada individuo.

Para ter uma boa noite de sono é necessário manter a coluna reta, por isso as posições mais indicadas para dormir são de barriga para cima, com travesseiro na cabeça e abaixo dos joelhos, e de lado, preferencialmente com travesseiro na cabeça e entre os joelhos. Dormir de lado e manter a cabeça mais alta também são alguma maneiras de evitar o ronco, que pode tirar o sono de muita gente.



Dessa forma as curvas do corpo ficam bem apoiadas e não forçam a coluna, ao contrário de quem dorme de bruços, que força o lombar e a cervical e acentua problemas de escoliose, lordose e lombalgiga.

O travesseiro sob a cabeça deve preencher a altura entre o ombro e a cabeça para manter a coluna reta. Travesseiros duros, muito baixos ou muito altos tendem à provocar dores por forçar a cervical. É indicado trocar o travesseiro a cada 2 anos.

O colchão não deve ser muito macio, nem muito duro para que modele-se às curvaturas do corpo durante o sono e não force a coluna. Um colchão pode durar de 5 à 10 anos.

Lembre-se que dormir bem e em horários regulares são a garantia de uma vida saudável, por isso nada de levar todos os problemas para o travesseiro. Tome um banho para refrescar, leia um bom livro ou ouça uma boa música, deite e relaxe.

Durma bem Mosqueteiro. =)


Deixe seu Comentário