Muitas mulheres alcançaram seu lugar de destaque na história da humanidade e mudaram o mundo com confiança, perseverança, fé e amor. Como toda mulher, cada uma delas é insubstituível na época em que viveram e na história.
Todas estas mulheres desempenharam seu papel de mosqueteiras com muitas garra e hoje lembraremos de algumas delas.
A primeira mulher mais importante da história da humanidade, que de acordo com a bíblia, deu a luz à Jesus Cristo, filho de Deus. Embora algumas religiões tenham ideias diferentes, esta mulher é considerada a mãe de Deus pela maior parte da pessoas no mundo.
Tornou-se rainha do Egito na antiguidade após herdar o trono de seu pai. Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte. Também bastante conhecida pelo romance com Júlio César e Marco Antonio.
Camponesa que assumiu o comando dos exércitos franceses e foi crucial na vitória da França sobre a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos. Foi queimada viva acusada de heresia e tornou um mártir. Em 1920 foi canonizada pelo Papa Bento XV.
Brasileira que vestiu-se de homem para alistar-se no exército durante a Guerra da Independência e morreu aos 61 anos no anonimato. É a patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exercito Brasileiro.
Fez história por sua genialidade, que lhe trouxe 2 prêmios Nobel. Nasceu na Polônia e deu o nome ao elemento químico polônio. Foi pioneira no estudo da radioatividade.
Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovalace, também destacou-se pela sua inteligência. Filha do famoso poeta britânico Lord Byron, é conhecida como a primeira mulher programadora da história, após escrever um programa para a Máquina Analítica de Charles Babbage.
Precursora do tropicalismo, foi a cantora e atriz mais famosa do rádio, teatro, cinema e televisão, famosa no Brasil e Estados Unidos, onde chegou a receber o maior salário já pago a uma mulher no país.
Fundadora da Congregação Missionárias da Caridade para ajudar pessoas pobres, recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979 e beatificada pela Igreja Católica em 2003.
Atriz que tornou-se um mito pela sua beleza e sedução, sobretudo considerada símbolo sexual do século XX. Protagonizou clássicos como "Os homens preferem as louras" e "O pecado mora ao lado".
Símbolo na luta contra a agressão às mulheres, que ficou paraplégica após sofrer tentativas de assassinato pelo marido em casa. É líder de movimentos de defesa aos direitos da mulher desde que sofreu agressão doméstica. Sancionada pelo Presidente Lula em 2006, entra em vigor a Lei Maria da Penha, que pune com severidade os agressores de mulheres.
Primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil. Torturada e presa na época da ditadura militar do país, mas tarde foi nomeada Ministra da Casa Civil pelo presidente Luis Inácio da Silva, antes de se tornar a atual presidente.
A mulher que você vê todos os dias ao olhar seu reflexo no espelho. Essa mulher é você, precursora da sua vida, que luta em diversas guerras todos os dias para proteger sua família e as pessoas que ama; É você a mulher que conquista espaço no mercado de trabalho; que deve ser entendida pelos homens; É você a mulher romântica, cheia de sonhos, bela e vaidosa. É você uma Mosqueteira!
Estas são só algumas das muitas mulheres que viveram e vivem para fazer a diferença no mundo, seja na arte, na política, na religião, na genialidade, na guerra ou na paz.
E mais uma vez, parabéns a todas as mulheres que fazem da humanidade mais sensível e bela.