Especial Automotivo: Como saber o momento certo de alinhar e balancear?


Primeiramente, é importante destacar que alinhamento e balanceamento são processos distintos. Ambos são extremamente necessários (MESMO) para que você tenha estabilidade e segurança ao dirigir, mas desempenham funções diferentes. Vem que a gente te explica:


 A melhor forma de saber se seu carro está precisando de alinhamento e balanceamento é observando os sinais enquanto dirige no dia a dia. Os principais são: a dificuldade em manter a dirigibilidade em linha reta ou quando ele está "puxando a direção" para um dos lados. Além de vibrações em excesso do volante e "saltos" em ruas e avenidas que estão em boa situação (planas) também indicam que a hora de verificar o que está acontecendo.




ALINHAMENTO

Tem como objetivo ajustar todos os ângulos que as rodas fazem em relação ao piso e as linhas de centro do veículo, para que voltem a seguir as especificações de fábrica, aumentando a vida útil dos pneus e evitando o desgaste irregular deles o que leva a melhorar o desempenho e ajudar na economia de combustível (YES!). Além de tornar os longos trajetos mais seguros ao aumentar a estabilidade do veículo. Significa o "equilíbrio em movimento" do veículo. É de fato um serviço ESSENCIAL.

QUANDO DEVO ALINHAR?

A recomendação é alinhar e balancear a cada 10 mil km. Ter atenção ao estado dos pneus e procurar substitui-los entre 35mil e 50 mil km. Se o seu veículo está sem revisões regulares e você não se lembra a última vez que o levou a uma oficina para verificar o estado geral do veículo, a atenção deve ser redobrada.


BALANCEAMENTO

De cara, uma informação importante: Não se balanceia os pneus e sim o conjunto pneu & roda. O objetivo é evitar trepidações e vibrações extremas no carro em velocidades acima de 60 km/h, o comprometimento da capacidade de frenagem (utilizar os freios do carro) e evitar a deterioração dos pneus. Juntamente com o alinhamento é FUNDAMENTAL verificar a necessidade de balanceamento.

QUANDO DEVO BALANCEAR?

Sempre que trocar um pneu;

Sempre que comprar pneus novos;

Sempre que um pneu precisar de reparos;

Quando sentir vibrações e saltos em excesso no volante mesmo em uma estrada plana e sem buracos.




NÃO ESCOLHA PNEUS SÓ PELO PREÇO

O pneu é um bem durável e deve ser comprado com sabedoria, pesquisando além do preço, qualidade e tecnologia utilizada na fabricação. Pneus de qualidade com alinhamento e balanceamento frequentes formam o conjunto ideal para a segurança do motorista e dos passageiros. Ah, e não esqueça de dar aquela calibrada de vez em quando ;)


COM SEGURANÇA NÃO SE BRINCA

Adquirir uma oferta de alinhamento e balanceamento significa muitas vezes uma oportunidade de dar aquela checada que há muito tempo não acontece. Se esse é o caso, pode haver uma lista de peças danificadas e/ou desgastadas. Afinal, o que não falta são ruas e avenidas com buracos por aí, não é mesmo?! Uma sugestão: Antes de agendar o serviço, visite um mecânico de sua confiança para verificar a suspensão. Ele vai te orientar e inclusive já deixar o carro pronto para ser alinhado e balanceado. Estar ciente da real situação do seu carro evita muito transtornos e aumenta a segurança das suas viagens, vai por mim!

E caso suas revisões estejam em dia e o mecânico informe que não é possível realizar o serviço sem algum outro reparo antes, revise na memória se não houveram episódios de forte impacto da suspensão, se pegou alguma guia de calçada ou se passou por um buraco expressivo recentemente. Situações como essa podem comprometer peças e com isso, a suspensão precisar de uma atenção primeiro.


QUANTO CUSTAM ESSES SERVIÇOS?

O preço pode variar de acordo com a estrutura, tipo de maquinário utilizado para a realização dos serviços, se é uma franquia ou oficina local. Os valores podem ir de 90 a 300 reais, dependendo do tipo de veículo. 

E que tal um valor negociado especialmente pra você, Mosqueteiro? No nosso site, você alinhar e balancear seu carro por R$ 39,90. Clica AQUI pra conferir! Tem isso e muito mais pro seu carro. 

Ah, se ainda não tem cadastro, vem AQUI PRIMEIRO


Nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre serviços essenciais pro seu carro e ainda poder aproveitar descontos pra economizar e rodar com segurança.


Deixe seu Comentário