Ao completar 18 anos muitos jovens buscam conquistar autonomia e independência nos mais diversos setores, estudo, mercado de trabalho. E "tirar" a carteira de motorista está na lista de 9 entre 10 adolescentes como meta após completar a maior idade.
Aprender a dirigir e estar habilitado, em qualquer idade, além de facilitar o deslocamento utilizando carro e moto, também e sinônimo de oportunidade. A tão sonhada CNH abre portas, encurta distâncias, amplia possibilidades.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma licença do Estado, uma declaração de que você está apto a conduzir um veículo, seja ele carro, moto, ônibus, caminhão etc. É como uma autorização para dirigir por todo o território nacional.
E você, sabe o caminho necessário para conquistar a sua primeira habilitação?
1 - É preciso ser maior de 18 anos, saber ler, escrever e ter autonomia de movimentos. Com isso é necessário iniciar um curso em um Centro de Formação de Condutores (CFC), as conhecidas autoescolas. O CFC precisa ser credenciado ao DETRAN de seu estado. É lá você dará entrada no processo de habilitação. Os documentos pedidos nesta etapa são: RG, CPF e comprovante de residência.
2 - Com a documentação em mãos, no ato da matrícula da autoescola, será emitir a guia (DAE) para que a primeira taxa no Detran seja paga. Mediante o pagamento dessa primeira taxa, é possível passar para as próximas etapas do processo.
3 - Serão agendados os exames médicos nas clínicas médicas credenciadas ao DETRAN de sua cidade. Os exames visam detectar alguma necessidade de uso de lentos ou óculos para dirigir, além da avaliação psicotécnica que busca identificar se você é ou não apto a conduzir veículos em vias públicas.
4 - Você também iniciará as aulas teóricas, conhecidas também como aulas de legislação do trânsito. Atualmente é exigido um total de 45 horas/aula nessa etapa (em tempos de pandemia, as aulas estão sendo realizadas de forma remota, online). Ao fim das aulas é agendada uma prova teórica de múltipla escolha com 30 questões com o conteúdo ministrado no curso. Para ser aprovado, é necessário acertar 21 das 30 questões.
5 - Com a aprovação na prova teórica, se inicia a prática, inicialmente em um simulador, por pelo menos 5 horas/aula, onde vivencia situações comuns no cotidiano em vias públicas no trânsito.
6 - Com isso, finalmente as aulas práticas! Você, acompanhado de um instrutor, utilizará um veículo da autoescola para assim de fato, aprender a como conduzir um veículo em via pública e como estacionar e demais lições da prática ao volante. São 20 horas/aula para cada categoria (Carro, moto ou os 2)
7 - E chega enfim a etapa final, a prova prática. São agendados, previamente, o dia e o horário do exame para que você seja avaliado por um funcionário do DETRAN preparado para esse momento. Você realizará o que praticou durante o período em que esteve com o instrutor realizando as aulas práticas: baliza, marcha ré, controle de embreagem, entre outros.
A Permissão ou Carteira temporária tem algumas regras diferentes da CNH. Por isso, é fundamental conhecer as normas vigentes e lembrar do que foi aprendido na aula de legislação para não perder a permissão. Se não houver nenhum problema, depois de 1 ano, o candidato receberá a CNH.
Tirar a CNH é caro?