Vá de bike!

Quem está a procura de uma atividade física divertida, ao ar livre e que trabalha todo o corpo deve investir em uma boa pedalada!

Andar de bicicleta é uma alternativa saudável para a sua saúde e a do planeta. Pedalando você tem aquela boa e velha sensação de liberdade que o vento no rosto é capaz de proporcionar, evita o trânsito e ainda contribui com o meio-ambiente ao não utilizar veículos que emitem gases poluentes. Além disso, o exercício que a pedalada proporciona ajuda a perder peso, aumenta a capacidade cardio respiratória e ajuda a tonificar a musculatura, principalmente dos membros inferiores.

Teresina conta com grupos que realizam o famoso Pedal Noturno, onde várias pessoas que reúnem em um ponto de partida e seguem uma rota pré determinada, que você poderá visualizar semanalmente na Página do Pedal Noturno no Facebook Aqui.

Percurso Pedal Noturno Teresina - PI


E quanto ao tipo de bicicleta? Selecionamos algumas dicas para iniciantes no ciclismo:

Quando vamos comprar uma bicicleta, devemos saber exatamente qual será a sua finalidade, pois para cada uso há uma bike diferente. Se possível, pesquise na internet, converse com ciclistas experientes e também pegue a bicicleta de algum amigo emprestada para ver se você se adapta ao modelo.

Hoje em dia há vários tipos de bikes no mercado. Basicamente, elas estão divididas em:


  • Urbana (aquela usada p/ transporte na cidade, inclusive de carga)
  •  Mountain Bike (a mais comum, com pneus largos e com cravos)
  •  Speed (aquela bike com pneu fininho)
  •  Híbrida (uma mistura entre a bike speed e a mountains bike)


As mais indicadas para os recém-chegados são as bikes urbanas e híbridas, que têm o quadro com maior distância entre os eixos. Com a maior distância, o ciclista pedala em uma posição mais ereta do que na bike de estrada ou na mountain bike. Essa posição favorece mais a visibilidade e o conforto, mas diminui a performance.



As bikes urbanas e híbridas são muito cômodas de se pedalar. Algumas vêm até com suspensão na frente, o que dá muito mais conforto no trajeto, especialmente em vias um pouco mais esburacadas. No entanto, para uso urbano e recreacional, o amortecedor não é um equipamento extremamente necessário. Os pneus mais largos e amortecedores no selim também melhoram muito o conforto dessas bikes. E, por causa da distância entre os eixos, as reações da bicicleta ficam mais lentas, facilitando a condução por parte dos ciclistas iniciantes.

Bikes urbanas são menos velozes, mas mais ágeis para as cidades 



As mountain-bikes são bicicletas que inicialmente atendem a todo tipo de solo (tanto que em portugal em nos países hispânicos são chamadas de BTT – Bicicletas Todo Terreno). 
Para usar uma mountain bike na cidade, o ideal é que seus pneus originais, de cravos, sejam substituídos por modelos mais lisos, que proporcionam mais aderência ao asfalto, trazendo mais conforto e fluidez. Por ter amortecedores na frente e atrás, as mountain bikes são muito confortáveis de se pedalar.


Porém, caso você tenha claro que vai querer andar em estradas em velocidades elevadas (acima de 30 km/h) e quem sabe até participar de competições, você deve optar por uma Speed. Este é o tipo de bike mais exigente de todos. O conforto é bem menor do que o oferecido por qualquer outro tipo de bicicleta. Os pneus são estreitos, calibrados com muita pressão, o quadro é rígido e o ciclista vai pedalar mais curvado, para melhorar a aerodinâmica.



Em baixas velocidades, a Speed não é nada cômoda, pois é pouco maleável e o perigo de queda aumenta muito, especialmente em asfaltos de baixa qualidade. Portanto, para o ciclista iniciante, a Speed é um grande desafio. Ela pode, no entanto, proporcionar uma enorme satisfação quando você se familiariza com suas características e está em boa forma física, sendo então capaz de tirar todo o prazer que ela pode oferecer.

O número de marchas em uma bicicleta não é assim tão importante quanto parece. Elas podem ter desde 6 ou 7 (frequentemente encontradas nas bikes urbanas, em especial nas dobráveis), 18, 21, 24 ou até 27! 
Em qualquer situação, um câmbio com pelo menos sete marchas é mais do que suficiente para o ciclista principante. Na verdade, é melhor um câmbio com menos marchas que funcione com suavidade e precisão do que um com muitas marchas de má qualidade – infelizmente algo muito comum no comércio.


Se você tiver uma bicicleta de baixo custo, dessas de supermercado, consegue fazer passeios no asfalto, trilhas leves e até um pouco de estrada, mas com algumas ressalvas: em trilhas leves ela pode quebrar ou entortar a roda e te deixar na mão; em estrada, ela pode dar algum problema e também te deixar na mão no meio do nada.
 Em ambas as situações, você pode ter que voltar quilômetros empurrando ela (caso ainda dê para empurrar).

Em qualquer passeio que você for fazer, principalmente se fora do perímetro urbano e longas distâncias, é bom andar prevenido, abaixo alguns itens essenciais e dicas de segurança:


  • Água: essencial
  • Comida: não precisa levar marmita, pode ser barrinha energética, biscoito ou um sanduíche pequeno de pão com geléia, por exemplo. Você não vai querer ficar de barriga cheia, mas também não pode passar fome. Não tome refrigerante e prefira água, suco ou isotônico, porque refrigerante mata a sede mas não hidrata o corpo.
  • Capacete: Se você está começando nessa vida de bicicleteiro, aconselhamos que você não dispense o uso do capacete, afinal no início não temos muito equilíbrio então as chances de levar um tombo são bem maiores.
  • Luvas: Elas não são super indispensáveis, mas se você prefere não ficar com a pele das suas mãos irritadas ou esfolar elas inteiras ao levar um tombo é bom usá-las.
  • Ande sempre pela direita e na mão dos carros: São raras os dias que você deverá andar pelo lado esquerdo da rua, afinal a faixa direita é própria para veículos de baixa velocidade como a bike, por isso é muito mais seguro usar este lado da rua. 

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