Xô tédio nessas Férias!

As férias já estão chegando e já está na hora de pensar no que fazer!Uma das possibilidades é participar de uma colônia de férias, mas, se não der para ir a um local específico que tenha atividades diversificadas, você poderá fazer uma na sua casa, basta juntar alguns amigos e organizar várias atividades interessantes. É para isso que estamos aqui para ajudar você a organizar as férias super divertidas!!! Está animado??? Então vamos lá...

A seguir você encontrará algumas sugestões de como não deixar que as crianças caiam no tédio nessas férias!

  •  Brincadeiras ao ar livre:

Uma boa opção para estimular o contato com a natureza e a prática de exercícios é levar a criançada para brincar ao ar livre: parques, clubes e locais que elas possam correr, se sujar na areia e interagir com crianças diferentes. Elas ficarão a vontade, só não pode esquecer de mantê-las bem hidratadas e depois pode ser feito aquele sandubão para repor as energias! 

  • Cineminha em casa:

Tem dias que não dá pra acompanhar os pequenos fora de casa, isso não significa deixa eles caírem no tédio!
Reúna-os para alugar um bom filme e convide-os para fazer umas guloseimas na cozinha: pipoca ou mini hot dogs, ou uma salada de frutas refrescante! Coloque um colchonete no chão da sala, espalhe almofadas e crie um cineminha lúdico. Proponha depois uma mini oficina onde elas deverão desenhar a cena que mais gostaram, ou o personagem favorito. Diversão na certa!

* Dicas de filme: 
Onde Vivem os Monstros
Temas de discussão: sonhos diferentes, medo de dormir sozinho e dicas para não ter medo.
As Aventuras de Tom Sowyer
Temas para discussão: importância da amizade, aventuras com os amigos e personagens assustadores.
A Princesinha
Temas para discussão: diferentes culturas, relação entre pais e filhos e características de professores.
Os 101 Dálmatas
Temas para discussão: animais de estimação, pessoas mal intencionadas e importância de fazer as coisas do modo correto)
Pequenas Histórias
Temas para discussão: histórias que a vovô conta, lendas e suas metáforas e contos populares)

  • Brinquedotecas:

Alguns locais dispõem de espaços lúdicos chamados brinquedotecas. Lá você encontra playground, brinquedos para faixas etárias diversas, jogos e monitores que poderão acompanhar as crianças nas atividades e brincadeiras. Os pequenos irão adorar participar de circuitos e será possível encontrar muitas crianças para interagirem, e os pais poderão ficar mais tranquilos caso não possam acompanhar diretamente seus filhos.

  • Oficina de Artesanato

Que tal estimular os dons artísticos da criançada? Então que tal programar um dia para montar uma oficina de artesanato? Vale tudo:  pintar, fazer tricô e crochê, origami, etc. Os materiais necessários são papéis coloridos, cola, tesoura, massinha, palitos de picolé, tinta guache, fitas, e tudo que a criatividade permitir. Depois de tudo pronto vocês podem até fazer um bazar com os artesanatos produzidos!


Dica: Utilizar produtos descartáveis para ensinar sobre a importância do reaproveitamento e da sustentabilidade. 

  • Jantar Maluco

Que tal programar um jantar diferente com pratos divertidos? Além de ser divertido vai dar água na boca!!! Vocês podem combinar algum desafio, como por exemplo, fazer saladas exóticas, sanduíches enfeitados com carinhas divertidas ou qualquer outra sugestão diferente. Algumas coisas são bem fáceis de preparar, como salada de frutas, maionese de legumes, massas especiais e sopas diferentes. Lembre-se de que crianças não podem utilizar o fogão ou aparelhos elétricos sem um adulto estar por perto!



Curiosidade:
Em cada continente há períodos diferentes para as férias escolares pois elas estão relacionadas com o início do verão. Na maioria dos países europeus, por exemplo, as férias escolares mais extensas são entre os meses de junho e setembro, período do verão naquele continente.

Aproveitem nossas dicas e curtam as férias! Xô tédio!

Deixe seu Comentário