19 de Outubro - Dia do Piauí

Domingo nosso Estado estará de aniversário! A gente não poderia deixar passar em branco essa data, por isso vamos aproveitar para mostrar algumas belezas do nosso Estado, quem visita o Piauí não esquece jamais! 



Localizado na Região Nordeste do Brasil, possuindo como limites o Oceano Atlântico, e os Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Maranhão, o Piauí é rico em tradição e cultura. 
Atraindo turistas do mundo todo, o Piauí é destino certo para quem busca tranquilidade, diversão, entretenimento e muita cultura.
O ponto alto é o turismo ecológico! Conheça os principais pontos turísticos do Piauí:



O Delta (O Maior Delta da América)
O Delta está situado entre os estados brasileiros do Maranhão e do Piauí.

O Delta abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí.


Praia Pedra do Sal
A Pedra do Sal é uma praia do estado do Piauí, sendo a única situada na cidade de Parnaíba, localizando-se a 15 km da sede do município parnaibano.

A Praia da Pedra do Sal se encontra na Ilha Grande de Santa Isabel, ilha fluvial do Delta do Parnaíba. O acesso está disponível pela rodovia PI-116, que dá acesso da praia até as cidades de Ilha Grande e Parnaíba.
A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta. É a mais frequentada por turistas.

Cânion do Poty 


O Cânion do Poty é umas das feições naturais da área limítrofe do Ceará com o Piauí, em áreas de Crateús, Buriti dos Montes e Castelo do Piauí. Fenda geológica por onde passa o rio Poty ao atravessar a cadeia montanhosa da Ibiapaba entre o Ceará e o Piauí, o Cânion foi formado pela erosão mecânica que as águas do Rio Poty proporcionaram ao cortar os sedimentos da Formação Cabeças, depositada no período Devoniano durante a Era Paleozóica, há cerca de 400 milhões de anos atrás. O melhor período para visitação é depois das chuvas entre julho e dezembro. O local é indicado para prática de esportes de aventura como Rappel, Canoagem, Ciclismo e Trekking.


Parque Nacional Serra da Capivara

O parque nacional de Sete Cidades é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na região norte do estado do Piauí. O território do parque está distribuído pelos municípios de Brasileira e de Piracuruca.
Em qualquer época do ano é possível visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara. As paisagens da estação chuvosa (localmente denominada de "inverno") e seca (localmente denominada "verão") proporcionam experiências distintas das cores do ambiente e das adaptações da fauna e flora à vida na Caatinga. De janeiro a julho o clima é mais ameno e a vegetação apresenta folhas e flores, proporcionando um ambiente mais sombreado para caminhadas. Imediatamente após as chuvas, é possível observar quedas de água temporárias ao longo das escarpas da serra. Nos meses de maio e junho a vegetação adquire colorações vermelhas, amarelas e marrons, anunciado a perda das folhas. De agosto a novembro a maior parte da vegetação está sem as folhas, e é a época mais quente do ano.


Praia de Barra Grande

home viewhighBarra Grande no Piaui, é hoje a praia mais procurada por aqueles que buscam tranquilidade em um paraíso ainda não descoberto pelo turismo de massa. É também, alvo de visitas dos que gostam dos esportes de aventura, devido ao seu enorme potencial ecoturístico.

Para os amantes dos esportes radicais, Barra Grande fica na Rota do Ventos, onde a constância permite a prática de esportes de diversas formas, entre praias e dunas, ventos e ondas, a prática não se limita a uma só modalidade.

Kite ou Kitesurf, é hoje o esporte mais popular na cidade, diversas pousadas estao preparadas para receber os velejadores de todo o mundo.

Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

Parque ecológico localizado no Norte do Estado do Piauí entre os municípios de Batalha e Esperantina, distante 180 km de Teresina. Durante o primeiro semestre do ano, devido ao período das chuvas, as quedas d'água se transformam num belo espetáculo. O lugar é uma área de preservação ambiental e conta com infra-estrutura de apoio para turistas.

Polo Cerâmico do Poty Velho


Peça forte do artesanato de Teresina, a cerâmica ganhou ainda mais destaque depois da criação do Polo Cerâmico. Onde antes havia apenas uma vila de pescadores e olarias produtoras de tijolos e modestos potes, agora existem 23 boxes para comercialização das peças que são produzidas ali mesmo. Mandalas, jarros, esculturas, aparelhos de jantar e até joias feitas a partir da cerâmica e vendidas para todo o Brasil e vários países do exterior. 
O Polo Cerâmico fica na zona norte, próximo ao Parque Ambiental Encontro dos Rios.


Parque Ambiental Encontro dos Rios

É um dos pontos turísticos mais visitados de Teresina. Localizado na zona norte da cidade, é lá onde os rios Poti e Parnaíba, que banham a cidade, se encontram. No local foi construída uma estrutura com espaço para pequenas exposições, quiosques para comercialização de produtos artesanais e o monumento à lenda do Cabeça-de-Cuida. No Parque Ambiental Encontro dos Rios é possível saborear deliciosos peixes e outros pratos da culinária local, no Restaurante Flutuante. Aberto diariamente, é uma excelente opção de lazer.

O Piauí conta com muito mais áreas verdes e oferece as mais variadas atrações e paisagens! Quem conhece o Piauí não quer mais sair daqui <3 !

Parabéns ao nosso lindo Estado!

Deixe seu Comentário