O que comer no Domingo de Páscoa?


Durante a quaresma, além de comer muito chocolate, é comum aos cristãos não comerem carnes vermelhas até o domingo de Páscoa, embora esta seja uma tradição que tem se resumido somente aos dias da semana santa.

A restrição a carne vermelha simboliza o jejum que deve ser praticado pelos fiéis durante a quaresma e em substituição a este alimento o peixe é consumido em grande quantidade, principalmente o bacalhau e frutos do mar.

O bacalhau foi introduzido na culinária pelos portugueses, por ser um alimento pouco perecível. Após salgado, o bacalhau suporta longas viagens sem perder suas qualidades gustativas até chegar a nossa mesa.



Não é difícil encontrar peixes vendidos como bacalhau que na verdade não o são, embora o sabor também seja muito bom. O verdadeiro bacalhau possui lombos grossos de cor branca uniforme. Os mais amarelados normalmente são de outra espécie.

Para dessalgue do bacalhau ele deve ficar de molho em água entre 24 e 48 horas trocando a água com frequência. Se estiver desfiado, pode ser feito o dessalgue por 6h.
Tirando o excesso de sal você tem inúmeras opções de receitas deliciosas para preparar o bacalhau. Entre elas algumas dicas são: Atoladinho de Bacalhau, Bacalhoada do Chef, Bacalhoada com Purê e Bacalhau ao Leite de Coco.




Os frutos do mar podem ajudar a diversificar a mesa do Domingo de Páscoa com receitas de camarão, atum, salmão e outros, além de dar uma cara nova para o arroz, como arroz de coco com frutos do mar e arroz do mar.

E então, já decidiu qual vai ser o prato dessa páscoa? Que tal compartilhar essas dicas com os amigos e combinar quem leva o que?

Deixe seu Comentário