Conhece a História da Batalha do Jenipapo?


"E só a loucura patriótica que explica a cegueira desses homens que iam partir ao encontro de Fidié quase desarmados." Abdias Neves



Uma importante parte da história da Independência do Brasil e consolidação do território nacional se passou na cidade de Campo Maior - PI,  há 189 anos.

A independência do Brasil já havia sido declarada por Dom Pedro II em 07 de Setembro de 1822 e no dia 19 de Outubro do mesmo ano, foi declarada a independência do Piauí, mas ainda haviam focos de resistência da Coroa Portuguesa no norte do país.

Major João José da Cunha Fidié
Foi contra essa resistência que piauienses, maranhenses e cearenses lutaram com instrumentos simples [paus, pedras, foices, espadas, chucos, facões e velhas espingardas de caça], sem nenhuma técnica militar e com muita coragem contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié - comandante das tropas portuguesas - encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

A batalha não foi vencida por nossos heróis, mas esse ato de coragem e bravura impediu que as tropas de Fidié chegassem ao seu destino - Oeiras.
A tropa portuguesa queria impedir o crescimento das idéias separatistas na primeira capital do Piauí e assim manter a província ligada à Portugal.


A tropa de Fidié, desfalcada, cansada e sem parte de sua bagagem, partiu rumo à região onde atualmente está localizada a cidade de União -PI e depois seguiu para Caxias - MA, onde foi cercada. Após a rendição, Fidié foi mandado para o Rio de Janeiro e de lá, mandado de volta para Portugal.

A Batalha do Jenipapo, consolidou a independência do estado do Piauí que, mesmo declarada em 19 de Outubro de 1822 ainda sofria com a resistência do exército português.


Nossos anônimos heróis brasileiros,  tiveram de esperar muito pelo digno reconhecimento de seu feito memorável. Apenas em 1923, no centenário da batalha, uma primeira homenagem foi prestada, com a construção de uma coluna comemorativa no cemitério dos combatentes. Somente 150 anos após o épico combate, em 1973, um grande monumento foi erguido ao lado do campo de batalha. 




Em seu interior, textos em placas metálicas e peças de artilharia contam a História para as gerações seguintes, informando aos visitantes sobre um dos mais importantes e sangrentos combates pela independência.
Hoje, o momumento "Heróis do Jenipapo" é palco das homenagens realizadas no dia 13 de Março.

A Batalha do Jenipapo é um capítulo fundamental no processo da consolidação do território brasileiro e o dia 13 de Março de 1823 - data do acontecimento -  a partir de 2005 passou a ser estampada na bandeira do estado, após aprovação da Assembléia Legislativa do Piauí:



"Jenipapo foi o retrato da bravura de um povo em luta pela sua liberdade."

Deixe seu Comentário