Mais Poesia, Por Favor!


Hoje é um dia que merece ser recheado com muitas palavras, ou melhor, com muita poesia e belas palavras. No dia 14 de Março comemoramos o Dia Nacional da Poesia, o dia escolhido é uma homenagem ao dia do nascimento do poeta brasileiro Castro Alves, o “poeta dos escravos”, mais conhecido por poemas como “Navio Negreiro” e por ser um lutador a favor da abolição da escravidão.

Deu pra ver que a arte da poesia pode cumprir diferentes funções? Pois é, a poesia é o sentimento de um texto, é uma simples combinação de palavras e dos sentidos que elas têm e podem ter. Essa combinação de versos e estrofes vai despertar no leitor, muitas emoções diferentes, essa é a magia de fazer e de ler poesia.



Estátua de Carlos Drummond de Andrade na Praia de Copacabana

Mais do que arte, a cultura popular abraçou algumas poesias, que até mesmo quem não reconhece o autor delas, sabe decorado alguns trechos. Quem nunca ouviu pelo menos o comecinho de “José”, de Carlos Drummond de Andrade? Com o famoso início “E agora, José?”
                                                                                           
    
Vinícius de Moraes também passeia pela poesia e pela vida amorosa de muitos casais com “Soneto de Fidelidade” e o famoso verso “Mas que seja infinito enquanto dure”. É a poesia cumprindo seu papel romântico na vida de quem está apaixonado.

Seja lendo ou escrevendo, muitos anônimos tem na poesia uma "válvula de escape", para fugir dos problemas, diminuir o estresse escrevendo sobre o que angustia, o que machuca o corpo e a alma. Há muitos poetas desconhecidos por aí com uma obra que nunca será publicada, mas mesmo assim, a poesia já cumpre seu papel. 

Há o outro lado da história, aqueles que não gostam de poesia. Uns não gostam porque não entendem, outros acham bobagem, e outros acham que não gostam, só não se identificaram ainda. 




O certo é que não se deve levar a poesia à sério, ela é livre, assim como quem a escreve, ela não tem ambição de ser objetiva como uma definição de dicionário. Aqui vai uma dica do grande Mário Quintana sobre os significados dos poemas:

"Mas o que quer dizer este poema? - perguntou-me alermada a boa senhora.
 E o que quer dizer uma nuvem? - respondi triunfante.
 Uma nuvem - disse ela - uma vezes quer dizer chuva, outras vezes bom tempo..." 

Leve uma vida mais cheia de Poesia, cheia de outros significados, de sentimentos nas entrelinhas,  mais leve, e menos preto no branco. Pra terminar essa conversa, nada melhor que um trecho de outro mestre das palavras bonitas, Manuel Bandeira:

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do Rei
Lá tenho a mulher que quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada"
(Vou-me embora pra Pasárgada)

Feliz Dia da Poesia, Mosqueteiros! 
Que tal comemorar esse dia espalhando esses versos por aí?

Deixe seu Comentário