Você sabia?

Os mosqueteiros surgiram aproximadamente em 1600 e eram considerados a elite do exército francês – tipo o BOPE francês - e serviam como guardas pessoais do rei. Foi um tal de Henrique IV que teve a ideia de selecionar os melhores homens para formar uma escolta pessoal. Para ser um mosqueteiro o soldado devia ser um exímio espadachim, além de saber usar carabinas (aquelas armas fumacentas). No entanto depois a arma evoluiu e passou a se chamar mosquete, originando então o nome que todos conhecem hoje, “mosqueteiro”.


mosquete



Os mosqueteiros ganharam fama internacional depois do lançamento do livro “Os três mosqueteiros” escrito por Alexandre Dumas, importante romancista francês.

Como Eram os Mosqueteiros

Os mosqueteiros usavam um manto que no início era azul e possuía na frente o símbolo da companhia bordado. Mas o manto atrapalhava o movimento dos soldados e por isso foi substituído pouco tempo depois por uma jaqueta justa feita de couro. O símbolo exibido no manto era uma flor-de-lis sobre a figura de um sol estilizado. O símbolo era uma referencia ao rei Luís XIV, conhecido como o “Rei Sol”.



símbolo dos mosqueteiros



Além do manto ou jaqueta o soldado devia andar também com uma faixa que ficava atravessada no peito e servia para o mosqueteiro levar consigo bolsas recheadas de projéteis, sendo que cada bala pesava 60 gramas - Já imaginou oito “balinhas” pesando meio quilo?A arma que deu nome ao grupo tinha que ser apoiada sobre um objeto parecido com uma forquilha para disparar, e devia ser carregada pela ponta do cano. A arma media cerca de 2 metros de comprimento e possuía 9 quilos – com esse tamanho e peso eu só consigo imaginar uma bazuca :0 . Os projéteis atirados alcançavam apenas 160 metros de distância, e não tinha uma precisão muito boa.

Acessórios


Os mosqueteiros usavam outros acessórios, alguns bastante estranhos, como o chifre de boi (aqui no nordeste nem é tão estranho assim). Ele servia como recipiente para armazenar a pólvora usada no mosquete. Ele era carregado em um cinto de couro preso à cintura, onde também eram colocados punhais e a espada.


A vida dos antigos mosqueteiros não era fácil. Bem melhor é agora, não e mesmo?! Então mosqueteiros, aproveitem!


Viu só? Os Mosqueteiros também é cultura. Touché!

Fonte: www.culturamix.com.br

Deixe seu Comentário