De volta às aulas!









As férias de julho estão acabando. Para os pais, um certo alívio, e para as crianças, um misto de tristeza e ansiedade para o novo semestre. Este período de pausa é muito importante para os alunos descansarem corpo e mente e se prepararem para novos desafios.

Para muitas pessoas o dia a dia na escola pode ser estressante e cansativo. Novas matérias, notas, apontamentos, a pressão de saber todo o assunto estudado... quando chegam as férias, precisam descansar. Mas, e na hora de voltar para a escola? Algumas pessoas tem o que chamam de “síndrome pós-férias”, que tem como sintomas tristeza, apatia, queda de rendimento, falta de concentração, ansiedade e irritabilidade, e pode atingir entre 5% a 8% das crianças.

Para evitar que a volta as aulas seja estressante para os filhos, os pais podem se prevenir com algumas ações:

Estabelecer novos horários: 


 Aos poucos retome aos horários de dormir e acordar na época das aulas. Assim a criança não vai sentir tanta dificuldade quando as aulas recomeçarem.

Revise os apontamentos: 




Tire uns dias para rever os cadernos, revisar os cálculos ou alguma matéria que tem maior dificuldade. Assim, já estará no ritmo para as aulas.

Não deixar tudo para a última hora: 



Adiante compra de material, fardamento e organização das coisas. A criança também pode participar do processo, evitando a ansiedade.

Reveja os amigos: 



Entre em contato com os amigos da escola do se filho para brincar e passear e assim quebrar um pouco o gelo do reencontro.

Com esses passos, a ansiedade da voltas as aulas diminuirá e a criança poderá ter um rendimento muito melhor.

Deixe seu Comentário