Cuidado com o Potó!





Chegou aquele período temido entre os teresinenses: a época dos potós. Esses insetos são do gênero Paederus irritans, bem pequenos, mas fazem um estrago enorme na nossa pele.

Nós crescemos acreditando que o potó “mija” na nossa pele, ou seja, solta suas toxinas quando em perigo. Na verdade, as substâncias irritantes só são liberadas quando o inseto é amassado junto à pele, o que quase sempre acontece acidentalmente.

Por gostarem de lugares quentes e úmidos, costumam aparecer nesse período do ano. As chuvas acabam, começamos a nos preparar para o B-R-O-bró e de repente vemos nossa casa cheia desses pequenos insetos.

Para se prevenir do “ataque” dos potós, é importante seguir algumas dicas:

Proteja-se:
Coloque mosquiteiros ou telas nas janelas e portas, para se evitar o ingresso dos mesmos nas residências.

A meia luz: 




Reduza o número de lâmpadas acesas que os atraiam. Nas que precisarem ficar acesas, prefira as amarelas.

Sacode! 
Verifique camas, lençóis, toalhas antes de usar. Sacuda tudo para evitar ataques surpresa. Potós gostam de lugares quentes e, na falta de luz acesa, procurarão sua pele, principalmente pescoço, braços e atrás dos joelhos.

Limpeza é essencial:
Potós se alimentam de restos animais ou vegetais em decomposição. Então, mantenha a casa sempre limpa e o lixeiro vazio.



E se, mesmo seguindo essas dicas, você foi exposto ao potó, é importante procurar um dermatologista para que o tratamento seja eficaz, devido ao grau da queimadura. Em casos simples, uma pomada anti-inflamatória já pode ajudar. Já em casos mais graves, pode haver até uma infecção. 

Então, evite o uso de receitas caseiras ou produtos que não atendam suas reais finalidades. Esse tipo de produto pode piorar a situação da queimadura.

Boa sorte e proteja-se sempre!

Deixe seu Comentário