Chega de procrastinar!




Vamos fazer um exercício. Pegue um papel e anote tudo que você tem que fazer. O trabalho da faculdade, finalizar o livro pela metade, o relatório do trabalho, arrumar o quarto, aguar as plantas, declarar o imposto de renda... tenho certeza que sua lista vai ter pelo menos uns dois, três itens que já poderiam ser resolvidos, se a gente não pensasse que amanhã vai dar tempo.

Procrastinar é adiar constantemente um compromisso, tarefa ou qualquer atividade que tenha que ser resolvida, mas não prende seu interesse. Não pode ser considerada preguiça, já que a procrastinação normalmente vem acompanhada de ansiedade, estresse, comportamento de fuga, bloqueio emocional, insegurança, sabotagem e dificuldade em cumprir metas e atingir objetivos. Por trás da procrastinação tem o medo de falhar ou fracassar.



O ato de procrastinar afeta nossa saúde e principalmente bem estar, pois não nos sentimos bem quando adiamos uma meta importante. Por mais que a gente veja nossa lista de afazeres e entenda que pelo menos um tópico é muito importante, não conseguimos sair do lugar. E com isso, vem as dores de cabeça, de estômago e doenças. Isso porque atinge diretamente nosso sistema nervoso. O medo de perder o prazo de algo importante e o de enfrentar aquela tarefa e não sabor fazer, por exemplo.

Quer saber como acabar com a procrastinação na sua vida? Pegue aquela lista do começo do texto e vamos juntos melhorar nosso dia a dia:

Use listas de tarefa com inteligência:





Separe suas tarefas por ordem de importância, data e dificuldade. Escolha no máximo 3 itens, de alta prioridade e que estejam alinhados com seu objetivo principal.

Se para aguar as plantas só precisa sair do sofá e pegar o regador, isso já pode ser feito. E com uma tarefa já riscada na lista, você já se sente vitorioso. Assim como no vestibular, resolva primeiro as questões mais simples para dedicar mais tempo às tarefas mais complicadas.

Divida seu hábito em blocos de tempo:

Quer ler 100 páginas de um livro por dia? Comece com 50 de manhã e 50 antes de dormir. E se sair da linha, volte imediatamente. O problema aparece quando você faz da exceção, a regra.

Não comece seu dia procrastinando:




Esqueça a função soneca de uma vez por todas. Quando ao alarme tocar, levante da cama. Quando começamos a ativar o soneca, vamos nos entregando à quela situação e todas as outras tarefas acabam atrasando, além da sensação de ter falhado na tarefa “tentar acordar mais cedo”.

Diminua seu grau de auto-exigência:

A busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme avança no projeto. Comemore cada tarefa cumprida e aproveite a empolgação para continuar sua lista, com calma.

a felicidade de quem deixou a procrastinação de lado se formou!




Então, chega de deixar tudo para depois! Para você aproveitar mais o tempo livre é preciso que os trabalhos estejam todos adiantados. E você não vai querer perder o fim de semana batendo cabeça com declaração de imposto de renda, por exemplo. Boa sorte!

Deixe seu Comentário