Rede de apoio para mães

Você lembra quando era criança e ficava com sua tia ou avó enquanto sua mãe ia trabalhar? E os dias que sua mãe sentava na calçada com as vizinhas para conversar enquanto você brincava com os filhos dela? Isso se chama “Rede de Apoio”. Se antes era feita na vizinhança, com os familiares e outra mães na sua escolinha, hoje elas contam também com a ajuda das redes sociais para ter apoio e estrutura para criar seus filhos.


Mas você sabe o que significa rede de apoio? É um grupo, são amigos, familiares, vizinhos, pessoas que estão próximas às mães para ajudá-las e assim terem força para cuidar de uma criança. Essa ajuda é muito importante para que a mãe saiba que não está sozinha.

A rede de apoio pode aparecer ainda na gravidez, dividindo as tarefas como montar o quarto do bebê, fazer lanches ou até ajudar a ir a médicos. No pós parto, esta ajuda pode vir no preparo da alimentação da mãe, organização e limpeza da casa e das roupas, tudo para que a mãe possa ter mais força para cuidar de si e da criança.



E como essas redes surgem? Elas podem começar dentro de casa ou com amigas que passam pelo mesmo momento. E também nas redes sociais. Hoje o Facebook, Instagram e Whatsapp são ótimas formas de encontrar amigos e apoio para esse momento tão especial. É lá que as futuras mães tiram suas dúvidas, dividem alegrias, aflições, fraldas, roupas, objetos que logo deixaram de ser usados por conta do crescimento do bebê.


Se você é mãe e está precisando de ajuda, que tal dividir suas necessidades com as pessoas ao seu redor? Um sábio uma vez disse: É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Permita-se ser ajudada. Uma boa dica é colocar na entrada de casa, um jarro de ajuda. Pode ser lavar as louças, preparar um lanche, fazer ligações urgentes... Quando a pessoa for lhe visitar, já sabe como lhe ajudar para que diminua um pouco as suas responsabilidades e você possa focar na sua cria.



E, se você tem uma mãe por perto, seja o apoio dela. Ela já está passando por um momento bem delicado e talvez não consiga pedir ajuda. Não espere que este momento se transforme em uma grande bola de neve. Garanta a saúde física e mental da sua amiga. A rede de apoio continuará por muito tempo, com o crescimento da criança e quando você também precisar.

Deixe seu Comentário