Amigo Oculto: Como Brincar?

 Amigos com presentes

Uma tradição que existe entre amigos de trabalho, faculdade e familiares, o amigo secreto ou amigo oculto é a troca de presentes em uma festa descontraída. Esta brincadeira tem diferentes nomes e também diversas maneiras para se fazer a troca das lembranças.

Basicamente, o amigo secreto tradicional acontece quando cada participante sorteia um papel com o nome de outro. A ideia é manter a identidade do seu amigo em segredo. No dia da confraternização, uma pessoa começa a dar dicas sobre seu amigo secreto, até os outros adivinharem quem é. O próximo a dar as dicas é quem acabou de receber o presente. Em algumas ocasiões, o organizador da brincadeira faz uma lista de sugestões de lembranças, para facilitar na hora de presentear.

Aliás, a tecnologia tornou o amigo secreto mais moderno e prático. Sites especializados na organização e administração da brincadeira estão virando febre. Para utilizar o serviço, é preciso criar um grupo on-line. A partir disso você convida seus amigos, realiza o sorteio e tem a chance de escolher o que quer ganhar, criando uma vitrine de presentes para facilitar a vida de todos que participam. Além disso, os sites também possibilitam a troca de mensagens públicas e anônimas, que tornam a brincadeira mais divertida.

Para organizar um amigo secreto são necessárias algumas regras básicas:


-Estipule um valor mínimo e um valor máximo para os presentes.
-Faça os papéis com o nome dos participantes e realize um checklist, para verificar se não esqueceu ninguém ou se há nome duplicado.
-Na hora do sorteio, só pode trocar o papel a pessoa que tirar a si mesma. O ideal é que tenha uma pessoa responsável para checar.


Além do amigo secreto tradicional, existem outras formas de fazer a brincadeira.

Amigo da onça:
 Tem a mesma dinâmica de sorteio que o amigo secreto tradicional, mas a ideia é usar a criatividade e se divertir. Pegar características da personalidade do seu "inimigo" ou coisas que ele não goste é uma forma de conseguir criar um presente com a intenção de brincar ou satirizar a pessoa.



Outras vertentes foram criadas para facilitar a troca de presentes entre os amigos. Alguns grupos preferem não realizar o sorteio com antecedência e organizam o amigo secreto de última hora. Para isto, você pode estipular um determinado tipo de presente, DVDs ou livros, por exemplo, ou até mesmo deixar a escolha em aberto.

No amigo secreto de última hora, o importante é a confraternização entre os amigos e não o presente em si. Todos os presentes são dispostos juntos em uma mesa ou no chão. 

  • Uma pessoa começa a brincadeira, com o presente que comprou em mãos, sorteia o amigo secreto na hora, dá dicas para que os demais adivinhem e assim sucessivamente.
  • Assim como amigo secreto de última hora, no amigo ladrão também não tem o sorteio antes da compra das lembranças. 
  • Na troca de presente do amigo ladrão cada participante sorteia um número, definindo assim a ordem de quem pegará primeiro o presente e quem será o último.
  • A pessoa que tirar o número um escolhe um presente que está disposto na mesa. 
  • O participante seguinte pode pegar um presente do montante ou roubar aquele que outro participante já abriu. 
  • Neste amigo secreto é proibido escolher o presente que comprou.





Amigo Oculto no Trabalho
Realizar o amigo secreto no ambiente de trabalho demanda atenção especial para evitar gafes na hora de escolher o presente. 
DICA PRINCIPAL: evitar presentes extremamente pessoais ou impessoais. 
Roupa é uma opção comum de presente, mas apenas dê peças de vestuário se conhecer muito bem a pessoa e o estilo dela, além de tomar cuidado com o tamanho certo da peça.
Cuidado com perfumes, pois é uma opção muito pessoal. Prefira este presente caso o seu amigo secreto tenha mencionado o nome da fragrância. 

Evite também dar presentes muito impessoais como vale-compra, livros polêmicos que possam gerar desentendimentos e itens de higiene pessoal ou beleza.
Mesmo que conheça a crença do seu amigo, evite comprar livros e CDs religiosos, a não ser que ele peça. Dar flores também não é uma boa ideia, porque é um presente não durável.

Para presentear as mulheres, aposte em DVDs, livros e acessórios ou um item de decoração para a casa. Evite dar lingeries, biquínis ou saídas de praia.
Já para os homens, opte por roupas sempre dentro do estilo do amigo, vinho ou alguma outra bebida de preferência. E para quem é fanático por futebol, nada melhor que ganhar livro, camiseta oficial ou DVD relacionado ao time do coração.

Com todas essas dicas  sua confraternização vai ser um sucesso! :)

Deixe seu Comentário