Uma Viagem Pelo Artesanato

Conhecer o artesanato de um lugar, é conhecer a história do seu povo, através da arte dos seus artesãos, sua criatividade baseada na realidade vivida por eles.

A herança cultural desse povo é expressa em um mosaico de peças, formas e cores que podem ser encontradas em rendas, bordados, tecelagem,madeira,couro, papel e muito mais.

Você já deve ter viajado para alguns lugares e certamente uma das coisas mais legais ao fazer turismo é conhecer o artesanato local e através dele, saber um pouco mais sobre a história e cultura daquele lugar.

No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesanato! O que você sabe sobre o artesanato do seu estado? Bom, então vamos refrescar a memória de piauienses e maranhenses sobre o que é feito nesses estados.

No Piauí

Exemplos de produção no PI: Arte em palha, arte santeira e cachaça
O artesanato piauiense movimenta por ano uma média de 22 milhões de reais, com centenas de artesãos e ganhando cada vez mais visibilidade com eventos como o Piauí Sampa.

Bordados, jóias com Opala, rendas, cerâmica,cestaria, trançados, biojoias e tecelagem são alguns dos produtos que já levaram o artesanato do PI para o 1º lugar  do TOP 100 do Sebrae, um ranking do artesanato nacional.





As joiás feitas com uma pedra chamada Opala, ganham destaque pela exclusividade. Você sabia que a Opala só é encontrada na cidade de Pedro II-PI e na Austrália?

Quem ficou interessado em conhecer e adquirir as peças piauienses, pode encontrar muita coisa legal no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina-PI, localizado na Praça Pedro II (Centro).



No Maranhão

A fibra de Buriti, a cerâmica, os bordados e o artesanato feito de mariscos, são só uma pequena parcela da diversidade encontrada no artesanato maranhense.

Artesanato de Buriti - Foto: Rita Barreto
Essa diversidade é fruto própria natureza maranhense, em algumas cidades, como Rosário, o destaque são as peças de cerâmica, já em São Luis, o forte são as miniaturas de personagens típicos da cidade, e réplicas dos bois das festas de São João.

O Buriti é uma matéria-prima maranhense encontrada em todo o estado, onde dela se extrai a fibra de onde são produzidas lindas e variadas peças, como bolsas, chapéus, tapetes e chinelos.

Ficou curioso sobre esse artesanato? Lá em São Luis você pode visitar o CEPRAMA - Centro de Comercialização de Produtos Artesanais, você encontra tudo sobre o artesanato do Maranhão. Fica na Rua de São Pantaleão,1232, no bairro Madre Deus.



Gostou de ficar pode dentro dos artesanatos do Piauí e Maranhão? Conhecer e consumir artesanato é uma das formas mais legais de apoiar essa arte, e claro, poder  viajar e saber mais sobre onde você mora e onde você visita!




Deixe seu Comentário