A comemoração da Páscoa em várias religiões





A páscoa chegou, com todas as representações que vem com ela. O almoço em família com peixe como prato principal, a troca de ovos de chocolate, aproveitar o feriado para descansar.

Mas esta data vai além disso. Para a igreja católica, a Páscoa é uma tradição que passa a mensagem de paz e renovação, a vitória sobre a morte. O coelho representa a fertilidade e esperança de uma nova vida, a vela representa a luz de Cristo. Durante este período, os padres usam cores e vestes específicas, como o roxo na Quaresma, significando penitência, o vermelho no Domingo de Ramos, simbolizando martírio e o dourado na páscoa, representando a vitória do renascimento.

E nas outras religiões, você já pensou em como eles comemoram esta data? Na Umbanda e Candomblé, a comemoração é igual a Igreja Católica. Alguns terreiros não abrem, outros fazem uma caminhada para reverenciar Ogum, que na Igreja Católica é o São Jorge. No Domingo, é comemorado a Páscoa.



Já para os judeus, a Páscoa dura 8 dias e é marcada pelo Sêder, um banquete festivo que é dado na primeira noite da Páscoa. A celebração é cheia de ritos, como na noite de celebração, que as casas devem estar limpas e arrumadas. Qualquer tipo de alimento fermentado tem o seu consumo proibido e no sábado a família deve jejuar em homenagem aos primogênitos que não foram atingidos pela última das pragas egípcias.

Os espíritas não comemoram datas celebradas por outras religiões e doutrinas, mas respeitam as manifestações religiosas de todas as igrejas cristãs. Por sua vez, os evangélicos, como todos os cristãos tradicionais, dão grande importância para a Semana Santa e Páscoa. Durante a sexta-feira santa acontece um culto especial, chamado “Cantata”, onde há apresentações de teatro, música e dança. Já no domingo de Páscoa há o culto da ressurreição.





Seja qual for a sua religião, o importante nesta data é estar próximo dos seus queridos e familiares, aproveitar o momento para refletir e comemorar. Boa páscoa para todos!

Deixe seu Comentário