"Tem café pendente?"

Um café quentinho sempre é bem vindo, e quando vem acompanhado de carinho, melhor ainda, não é?
Você já ouviu falar no "Café Pendente"? Hoje vamos explicar como o lema "Gentileza gera gentileza" vem sido levado a prática em algumas cafeterias do mundo (e aqui no Brasil também!)


Para quem não dispensa um bom cafezinho, a simpática ideia do “café pendente” ou “café do próximo” chama a atenção. 

Esse tipo de caridade, apareceu pela primeira vez em Nápoles. As pessoas pagam antecipadamente o café a alguém que não pode permitir-se ao luxo de uma xícara de café quente. Deixavam também nos estabelecimentos, não só o café, mas também comida. Esse costume ultrapassou as fronteiras da Itália e se difundiu em muitas cidades de todo o mundo.

O hábito do “café pendente” surgiu por conta do livro The Hanging Coffee, onde um personagem toma seu café e ao pagar a conta deixa pago dois cafés: o seu e um pendente para o próximo cliente que vier.


“Entramos em um pequeno café, pedimos e nos sentamos em uma mesa. Logo entram duas pessoas:
- Cinco cafés. Dois são para nós e três “pendentes”.
Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. Pergunto:
- O que são esses “cafés pendentes”?
E me dizem:
- Espera e vai ver.
Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés – pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés:
- Três são para nós, e quatro “pendentes”.
Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafeteria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa:
- Vocês têm algum “café pendente”?

Hoje, em muito lugares podes deixar bem mais do que um café pago, passando por comida, chá ou até mesmo um prato de sopa!

Na Vila Madalena(SP), a Ekoa Café é um local que pretende transmitir boas práticas aos seus clientes, utilizando produtos orgânicos e com foco na sustentabilidade. Seguindo o lema “gentileza gera gentileza” ela oferece o Café Compartilhado. Você toma seu saboroso café e faz uma gentileza: deixa um café pago para outro cliente. Na lousa são anotados os cafés que estão pagos e há a opção de deixar uma mensagem para quem for tomar o café que foi pago por você.

A página do Café Pendente (aqui) dispõe de alguns endereços dos locais no Brasil onde essa partilha é possível. 

Se você tiver um amigo, familiar ou conhecido com um estabelecimento, dá-lhe ideia! Pequenos gestos mudam a vida de uma pessoa, mas também podem mudar a humanidade!


Fontes: Hypeness, Razões para acreditar

Deixe seu Comentário