Teresina 162 anos - A festa já começou!


Teresina é grande, não somente em suas dimensões físicas. É grande no seu jeito caloroso de receber os que aqui chegam e se surpreendem com uma cidade limpa,de vias largas e povo hospitaleiro; encontram aqui muito mais do que esperavam! Com seu jeito acolhedor, Teresina sabe como deixar plantada no visitante a sementinha de saudade. E se saudade tem cor, ela é verde como Teresina!


A campanha de aniversário dos 162 anos de Teresina reforça os laços afetivos dos teresinenses com a cidade, resgatando o amor que todos sentem pela nossa capital!

"Uma cidade não se constrói sozinha, não é responsabilidade exclusiva do poder público. A cidade é uma construção coletiva de todos os seus moradores, que têm a responsabilidade de cuidar e preservar o espaço urbano”, afirma a secretária municipal  de comunicação, Cláudia Brandão.

Teresina já está vivendo uma grande festa durante todo o mês de agosto! 
Além do Festival de Flores de Holambra,  a Mostra SESC Amazônia das Artes, e do Festival da Cajuína, Teresina conta com o já tradicional Teresina é Pop, começando hoje (14/08) na Ponte Estaiada.

Confira a programação:


Festival Flores de Holabra

O evento é desenvolvido por meio de uma exposição de flores e comercialização de mudas provenientes do município de Holambra, São Paulo, disponibilizando para a população de Teresina mais de cem espécies de rosas, bromélias, orquídeas, violetas, cactos, bonsais, enfim, flores e plantas ornamentais que encherão nossa cidade de beleza e aroma, oferecidas ao público a preços acessíveis. 


Mostra Sesc Amazônia das Artes

O evento traz espetáculos de dança, música, teatro e, cinema, com a participação de 10 estados. A entrada é gratuita em todos os espetáculos que se dividirão entre Teatro do Boi, Teatro 4 de Setembro, Sesc Centro, Casa da Cultura, Palácio da Música, Praça do Liceu, e Potycabana, em horários diferenciados dos dias 13 à 27 de agosto.


Confira aqui a programação!

Festival da Cajuína
Declarada patrimônio histórico nos últimos meses, a Cajuína integrará a programação do aniversário de Teresina. 
Nesta quinta-feira (14/08), acontece a abertura do II Festival da Cajuína do Piauí, a partir das 19 horas, no Parque Potycabana. O evento segue até sábado, 16 de agosto e é organizado pela Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí e tem o apoio da Prefeitura de Teresina.

Nos três dias de evento, quem for conferir o Festival vai poder conhecer e adquirir os produtos feitos a base de caju, que vão desde a castanha de caju, o caju, cajuína e ainda outras bebidas e comidas. 

A programação inclui ainda palestras e oficinas que falam sobre o Caju e a cajuína. Uma das novidades é que, durante o Festival, não serão comercializados refrigerantes, mas sim a Cajuína. 

O Festival terá ainda uma programação cultural que contará com apresentações de artistas como Vágner Ribeiro e Valor de PI, Anderson Rodrigues e Banda, e Gonzaga Lu.


 Missa e Corte do Bolo de 235kg
O ponto alto das celebrações é o dia 16 de agosto, data do aniversário da cidade, quando haverá uma missa logo cedo, às 8h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, seguida de sessão solene na Câmara Muncipal e na tarde do mesmo dia, haverá o tradicional corte do bolo no bairro Poty Velho, zona Norte da capital, e à noite, a solenidade de outorga da medalha Conselheiro Saraiva, a mais alta condecoração do município.

Na produção do bolo dos 162 anos de Teresina serão utilizados 40 kg de trigo, 40 kg de açúcar, 600 ovos, 23 litros de leite, 1,2 kg de fermento, 9 kg de margarina, 36 kg de doce de leite, 40kg de gordura vegetal hidrogenada, 20 kg de açúcar de confeiteiro e 3 kg de coco ralado. “O recheio do bolo será feito com doce de leite”, adianta o confeiteiro, destacando que, ao todo, o bolo terá 235 kg.

Conta pra gente como você vai comemorar essa data querida, vale #selfie também! 

Feliz aniversário Teresina!


Deixe seu Comentário