29/08 - Dia nacional de combate ao fumo


"Segundo a OMS, o tabagismo causa mais mortes prematuras no mundo do que AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios somadas."

Que o cigarro faz mal a saúde, todo mundo sabe. Mas apesar disso, muitas vezes a decisão de parar de fumar é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro, ou por acreditar que é possível parar a qualquer momento. Muitos fumantes ainda buscam o momento ideal ou ficam esperando que a vontade e a certeza de querer parar de fumar apareçam!

O dia 29 de agosto foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa, e por isso separamos alguns dados importantes sobre esse vício, e também algumas dicas para aqueles que desejam parar com o tabagismo.

Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc. 

O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.

Hoje, o tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública configurando-se numa epidemia que compromete, não só a saúde da população, como também a economia do país e o meio ambiente.


caveira fumando eu atleta (Foto: Getty Images)
Mortes pelo Tabagismo
Atualmente, a cada ano o tabaco mata cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo e este número tende a ser crescente. No Brasil estima-se atualmente que a cada ano o cigarro mate precocemente cerca de 80.000 pessoas, ou seja, cerca de dez brasileiros a cada hora.

O tabagismo é um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de morte por doenças no mundo e no Brasil: doenças cardiovasculares e câncer. Está associado a 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25 % das morte por doença das artérias coronárias (infarto do miocárdio), 85% das morte por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame), dentre outras.

Parando de fumar!



Todos sabemos que parar de fumar é muito difícil, mas não impossível! Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:



- Procurar ajuda médica e psicológica na dificuldade em parar; 
- Ao bater a vontade de fumar, tomar 1 copo de água gelada e aguardar 5 minutos;
- Consumir chicletes ajuda, mas é bom dar preferências aos sem açúcar;
- Um jeito artesanal e útil é o desmame do tabagismo, que pode ser feito da seguinte forma:
- na primeira semana, fumar um cigarro a cada hora;
- na segunda semana, um cigarro a cada duas horas;
- na terceira um cigarro a cada três horas, até chegar a dois ou três por dia, ficando bem mais fácil parar de fumar de vez;

- Iniciar treinos de caminhadas e corrida , isso ajudará nessa mudança radical dos hábitos de vida para melhor.

Apagar esse mal só depende de você! Compartilhe essa campanha pela vida!


Deixe seu Comentário