Desde criança estamos acostumados a passear pelo mundo imaginário de histórias, personagens e as aventuras que nos contam através de um objeto muito importante para o nosso crescimento e formação: O Livro.
Hoje comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil, sabia? O dia 18 de Abril foi especialmente escolhido por causa da data de nascimento de um dos mais importantes autores da Literatura Infanto-Juvenil: Monteiro Lobato. Quem nunca leu ou viu alguma das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo?
Os livros de Monteiro Lobato até hoje permanecem na cabeça dos que já saíram da infância e dos que acabaram de entrar nela, suas histórias são um sucesso por diversos motivos, a criança entra num mundo onde a leitura é um gostoso aprendizado, numa fase onde ler precisa ser uma atividade constantemente prazerosa.
Mário Quintana dizia que os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Por isso que nossos pais e professores suaram a camisa para que durante a fase escolar pudéssemos ler o livro que nos faria gostar de ler. Para quando formos adultos, o livro seja realmente um amigo. E isso influencia todo o resto da sua vida, principalmente na parte acadêmica.
De acordo com o maior sebo online do Brasil, alguns dos livros que mais marcaram a infância dos leitores foram:
- O Pequeno Príncipe
- Reinações de Narizinho
- Coleção Vagalume
- Menino Maluquinho
- Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias
- Meu Pé de Laranja Lima
Qual o Livro que marcou a sua infância, Mosqueteiro? Conta pra gente!