O fim dos Discos?

Hoje em dia ainda é muito comum a utilização de CD's para ouvir músicas, mas a evolução das mídias digitais apresenta sempre novos meios para a humanidade e hoje tudo converge para a internet. Contudo, houve o tempo em que isso tudo era um sonho distante e as pessoas utilizavam o bom e velho Discos de Vinil.



O Disco de Vinil foi desenvolvido no início da década de 1950 para reprodução de músicas e ganhou um dia especial que é comemorado em 20 de abril. Esse famoso "bolachão" era gravado dos dois lados e cada lado armazenava aproximadamente 20 minutos de música, ou seja,  você precisava virar o disco para ouvir as músicas do "lado A" ou do "lado B".

Para substituir o Vinil, na década de 1980 começa a ser fabricado o CD (Compact Disc) com capacidade de reproduzir até 79 minutos  e 57 segundos de áudio e capacidade de armazenamento de até 700 MB. Essas características e a banalização de gravadores de CD's também  possibilitou a substituição de diversos outros meios de armazenamento por este formato de mídia.

Mas hoje, essas mídias redondas e achatadas que conhecemos praticamente não se usam mais quando o assunto é música. Como o novo formato digital, o mp3, os discos realmente ficaram no passado. Ao invés das músicas serem armazenadas em uma mídia para depois ser reproduzida em um player, atualmente elas rodam diretamente nos players, que já vem com espaço de armazenamento e pode ser qualquer coisa hoje em dia, como celulares, computadores ou simplesmente mp3 players.

Com a internet então ficou ainda mais fácil. Você não precisa mais armazenar o áudio, basta tocá-lo direto da web. Simples não?

É, o Disco de Vinil entrou para a história. Quanto tempo você acha que vai levar para os outros discos desaparecerem?

Deixe seu Comentário