O Dia do Santo Guerreiro

Para os cristãos, hoje é dia importante para os devotos do Santo Guerreiro, Dia de São Jorge! Por causa do sincretismo religioso, é um dia importante não só para os cristãos, mas também para candomblecistas e umbandistas. Nas religiões afro-brasileiras, São Jorge é um orixá guerreiro.

Além do Brasil, países como Reino Unido, Bulgária e Portugal, também comemoram no Dia 23 de Abril, data aceita como dia da morte  desse santo. A bandeira da Inglaterra possui sua cruz estampada, pois ele já foi o padroeiro do país, antes de ser substituído por São Pedro.



Quem foi São Jorge? 



No Império Romano, um jovem soldado chamado Jorge, nascido na Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, foi promovido a Capitão do Exército Romano. Na época, o imperador Diocleciano pretendia matar todos os cristãos, no dia marcado para confirmar esse decreto, e levantou-se afirmando que aqueles ídolos adorados nos templos pagãos é que eram falsos deuses.

A surpresa foi geral, todos ficaram impressionados com a opinião daquele que era membro da corte romana, defendendo a fé em Jesus Cristo. Claro que o imperador tentou fazer Jorge desistir de sua fé, através de seguidas torturas, até o dia em que foi morto degolado.

Logo sua devoção tornou-se popular, pelo Oriente, e pelo Ocidente com as Cruzadas. Sua imagem mais marcante é em cima de um cavalo branco, onde mata um dragão, personificando Satanás em terríveis batalhas.

No Brasil, é um santo muito popular. No Rio de Janeiro, é um dos feriados municipais, sendo festejado, e cantado por artistas renomados como Jorge Ben Jor:



Para os devotos: Salve Jorge!

Cristãos ou não, uma Segunda cheia de boas energias, Mosqueteiros!


Deixe seu Comentário