Podologia e "pé diabético"

Quem não ama ter pés lindos e bem cuidados? Mas isso não é tão fácil de conseguir já que nossos pés são os que mais sofrem com as mudanças climáticas e com a pressão do nosso peso sobre eles todos os dias. Então, como devemos cuidar dos nossos pés da maneira certa? Para esses momentos existe o profissional adequado para cuidar dos seus pés - o podólogo.

A Podologia é a ciência que estuda e trata a saúde dos pés de uma maneira ampla e completa - desde a pele que os recobre, o conjunto das células que a forma, seus nervos, músculos, tendões, estrutura óssea até como prevenir e cuidar das patologias (doenças) que os acometem.

A cada dia que passa e com o avanço da idade, as pessoas vão precisando cada vez mais de um podólogo, pois os problemas dos pés vão se acumulando. Especialmente os diabéticos, isso porque eles podem sofrer com a doença chamada de “pé diabético”.

O pé diabético é uma complicação do diabetes mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma úlcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia são mal controlados. Qualquer ferimento nos pés deve ser tratado rapidamente para evitar complicações que possam levar à amputação do membro afetado. (Fonte EBC)


Os pés devem ser observados diariamente à procura de bolhas, pequenas feridas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, proeminências ósseas e mudanças na forma dos pés. A inspeção deve necessariamente incluir a planta dos pés. Para realizar essa inspeção o profissional mais especializado é um podólogo

Deixe seu Comentário