Você faria isso com uma Pessoa?



Não é tão difícil encontrar alguém que diga não tem preconceito, mas na prática não é isso que costumamos ver. A Wikipédia define preconceito como:
"Preconceito (prefixo pré e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente."

Preconceito não é algo que temos ou não temos, mas sim uma opinião prévia do que ainda não conhecemos ou não queremos entender, e em grande parte das vezes essa "ignorância" é manifestada através do racismo e da violência.

Ontem, às vésperas do Dia da Luta contra a Discriminação Racial, dois jovens foram flagrados espancando um homem negro, quando o mesmo estava apenas passeando com a namorada. Veja o vídeo na página do G1:

Fonte: G1 São Paulo
Este foi um caso levado ao extremo, mas não se engane, pois existem muitas outras formas de violência racial e todas podem levar a punção severa. A Lei diz:

"Art. 5. - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(...)
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei’
(Constituição Federal de 1988)"
Racismo não é exclusivo para negros, embora sejam as principais vítimas. Brancos, amarelos, índios, mendigos, homossexuais, idosos... todos podem sofrer com o crime de racismo.

Lute pelos seus direitos prefira o Pós-conceito, que é quando você conhece e entende algo antes de formar opinião.

Mosqueteiros que é mosqueteiro não tem Raça, tem Coração!

Deixe seu Comentário