Água à preço de Gasolina

Água para beber, tomar banho, lavar o carro, irrigar as plantas, cozer alimentos, escovar os dentes... Você utiliza água para muita coisa não é? Já parou para pensar "e se a água acabar!"?

A possibilidade desse preciso líquido desaparecer é quase impossível, mas isso não quer dizer que a água que sobrar no planeta poderá ser utilizada. Vejamos alguns dados sobre a água do planeta:



70% da superfície terrestre é coberta de água

97,5% é salgada e está nos mares e oceanos
1,979% é doce, mas está nas geleiras
0,514% é doce, mas está no subterrâneo
0,006% é doce e está nos rios e lagos
0,001% está na atmosfera



Então, de toda essa água que vemos, apenas 0,006%, que está rios e lagos, serve para consumo. Além disso, sabemos que a população mundial não para de crescer, já sendo um problema para alguns países como a China, e isso diminui a quantidade de água per capita ao longo dos anos.

Aí você pensa: "Ah, mas hoje a tecnologia está muito avançada e eles vão dar um jeito pra usar a água salgada!". Tudo bem, isso pode ser uma saída, mas lembremos que quanto mais difícil for para conseguir água potável, mais cara ela será. E hoje, alguns países já sofrem com a falta de água para suprir toda a população, como é o caso do Kwait e Emirados Árabes.

Muitas pessoas não poderão pagar pela água e o que acontecerá com elas? Já pensou se você precisar comprar água como compra gasolina para o automóvel?

É claro que os governos são responsáveis pelo gerenciamento dos recursos hídricos do planeta, mas não significa que eles estão fazendo da forma correta. Alguns especialistas estimam que em 2050 já teremos um cenário de escassez de água, causado principalmente pela contaminação e poluição das águas, que impossibilitam seu consumo. Baseado nisso, previsões afirmam que a água será o motivo da próxima guerra mundial.

Acredito que já está na hora de você começar a fazer sua parte! Vejamos alguns casos:



1. Não exagere no banho
2. Reutilize a água em outros locais quando possível
3. Escove os dentes com a torneira fechada
4. Não utilize a mangueira como se fosse vassoura para lavar a calçada
5. Fique de olho nos vazamentos, e quando detectado, não demore para consertar.

Além disso, pense em quanto lixo você joga por aí e lembre-se que, em grande parte dos casos, irá se acumular nas águas junto com o lixo de muitas outras pessoas.

Faça sua parte Mosqueteiro! Proteja a água e cuide dela, pois será um bem ainda mais precioso.
Compartilhe essa ideia!

Deixe seu Comentário