Como tá o tempo por aí, hein?


Se vai viajar, fica logo querendo programar o que vai fazer todos os dias, não é  mesmo?
Se vai pra praia então...ou para aquele show tão esperado...não é nada legal que todos os dias sejam de chuva ou que ao fim da viagem, você não volte com aquele bronzeado que tanto queria.
Seja em uma viagem ou na rotina do dia-a-dia é sempre bom ficar de olho na previsão do tempo e saber se é bom sair de casa logo com o guarda-chuva na bolsa ou se vai poder fazer a caminhada do fim de tarde tranquilo(a), por exemplo.


Para que você fique informado com antecedência sobre os fenômenos climáticos, é necessário que alguém fique sempre com os olhos voltados para o céu. Quem fica ligado no tempo na verdade, são diversos profissionais. Técnicos, observadores, cientistas e pesquisadores que trabalham dia e noite para pesquisar e prever as condições do tempo que vamos enfrentar.

E hoje, dia 23 de Março, é o  Dia Metereológico Mundial. Data em que esses profissionais e instituições metereológicas ligadas à OMM (Organização Metereoloógica Mundial) celebram a entrada em vigor da Convenção da OMM - que tem  como fim de coordenar, uniformizar e melhorar as atividades meteorológicas no mundo e encorajar o intercâmbio eficaz de informações meteorológicas entre países, no interesse das diversas atividades humanas - o que ocorreu nesse mesmo dia, em 1950.



A Meteorologia é o estudo científico da atmosfera em escala global, dentro de regiões e em localidades específicas, e a formulação de conclusões que permitem o conhecimento sobre os fenômenos atmosféricos e as previsões sobre o tempo.
Esse termo surgiu quando o filósofo grego Aristóteles, em torno de 340 a.C., escreveu um livro sobre filosofia natural denominado Meteorológica, falando sobre o tempo, o clima, sobre astronomia, geografia e química. Falava de nuvens, chuva, neve, vento, granizo, trovões e furacões. Naqueles dias, tudo o que caia do céu e qualquer coisa vista no ar era chamada de meteoro, daí o nome Meteorologia.


Além de nos auxiliar no nosso dia-a-dia, o trabalho desses profissionais é fundamental para navegadores, pilotos, agricultores e para outras diversas atividades.
E este serviço muitas vezes tem salvado vidas, quando prevê por exemplo as nevascas, tornados, temporais, terremotos e tsunamis.

Essa data marca conquistas importantes nessa área e enaltece o trabalho dessa galera que através de seus estudos, pesquisas e inovação torna nosso dia-a-dia mais prático, além de poder salvar vidas e nos informar sobre como está nosso planeta de como nossos hábitos influenciam diretamente no nosso futuro e no futuro do nosso planeta.

Deixe seu Comentário