Mulheres, vocês são SUPER!

Na semana do Dia Internacional da Mulher,  o Blog dos Mosqueteiros será dedicado a essas super-heroínas que, a cada dia, conquistam mais autonomia e espaço nas empresas, como donas do próprio negócio e/ou assumindo cargos de liderança e obtendo maior o poder de decisão nos lares brasileiros.


Com o passar dos anos, a mulher foi conquistanto seu espaço, sua voz. Com o surgimento da sociedade industrial, a mulher assumiu uma posição como operária nas fábricas e indústrias. As lutas por seus direitos, através do Movimento Feminista foram fundamentais para diversas conquistas trabalhistas e o direito ao voto.


Com o passar das décadas, jovens encabeçaram uma revolução e liberação sexual, quebrando tabus para o sexo feminino, não apenas em relação à sexualidade, mas também no que dizia respeito ao divórcio e à completa independência emocional e financeira.
A mudança do perfil da família brasileira é o retrato de todas as mudanças e avanços. São quase 22 milhões de famílias que identificam como principal responsável da família, alguém do sexo feminino.


Hoje, em média, 66% das decisões de compra nos lares brasileiros são tomadas por mulheres, decisões que movimentam cerca de R$ 1,3 trilhão por ano. Entre as decisões estão: alimentação, plano de saúde, vestuário e educação.

As mulheres se preparam para assumir não apenas outras funções no mercado de trabalho, mas sim para assumir aquelas de comando, liderança, cargos em que antes predominavam os homens.

Apesar de menos de 10% das empresas terem presidentes do sexo feminino, houve aumento na participação das mulheres em cargos de diretoria e gerência nos últimos anos. A principal mudança foi notada na área de finanças. Atualmente, 40% das vagas no setor são preenchidas com mulheres e desde 2007, 10 milhões de mulheres são responsáveis pela abertura do seu negócio no país.

Líderes devem possuir esta característica de ser multitarefa. Se considerarmos que esta característica é maior na chefia feminina, podemos dizer que os funcionários têm motivos para enxergar essa diferença com admiração.

Deixe seu Comentário