A Festa no mar de Iemanjá



O Brasil é um país de muitas raças, muitas cores e também, de muitas religiões, que acabam se misturando e criando laços de fé que há anos celebram e comemoraram uma crença.

Hoje é celebrada a Festa de Iemanjá, onde praias do Brasil inteiro estão em festa, pescadores
levam oferendas, agradecem e pedem graças a ela, Iemanjá.


Não há um consenso sobre o Dia 2 de Fevereiro. Algumas fontes afirmam que Iemanjá ganhou destaque com os pescadores a partir de 1923.


Em um ano fraco na pescaria, eles teriam tido uma graça através dos pedidos, e desde então a praia do Rio Vermelho, em Salvador-BA, passou a festejar e cultuar ainda mais a chamada Rainha do Mar.

Por que o dia 02 de Fevereiro? Esse também é o dia de Nossa Senhora da Conceição (ou dos Navegantes), uma santa católica, e por causa do sincretismo das religiões, ela está associada à Iemanjá.




Os pescadores começaram a organizar essa Festa, os devotos ofertam cestas de palha, com pentes, sabonetes, jóias, flores e muito mais presentes. Pela tarde, tudo isso é levado em uma “procissão marítima” e depositado no mar.

Essa relação da divindade com os pescadores é muito forte, muitos fazem promessas anuais para muita coisa, seja mais dinheiro, mais saúde, mais amor, enfim, entregam nas mãos da Rainha do Mar seus maiores pedidos e anseios.


Antes e depois de voltar do mar, os pescadores costumam agradecer, pedir por proteção, assim como suas famílias, e caso a quantidade da pescaria não seja boa, eles voltam a pedir e confiar que tudo vai melhorar.

Além da fé, um fato curioso vem marcando essa comemoração de Iemanjá, no estado RJ, ocorre uma distribuição de um Decálogo das Oferendas, onde há orientações sobre o uso de materiais biodegradáveis nas oferendas, o objetivo geral é associar as tradições religiosas com a preservação do meio ambiente. Anualmente são distribuídas 5 mil Decálogos na Festa de Iemanjá.


De forma geral, essa data é muito importante para os devotos das religiões afro-brasileiras, além de ter um potencial de se tornar um perfeito casamento entre a fé e a sustentabilidade.

Boa semana a todos! E pra quem é de Iemanjá, “"Odoyá! Odoyá Iemanjá!"

Deixe seu Comentário