Balanço da Compra Coletiva

Em 2010 houve um "Boom!" de sites de compra coletiva no mundo todo, a partir da invenção do modelo de negócio nos EUA.


No Brasil não foi diferente, chegando a alcançar mais de 2.000 sites em 2011. Contudo, segundo levantamento da consultoria e-Bit, ao final do ano, 50% não divulgavam mais ofertas ou saíram do ar.

Devido a teórica facilidade de criar e manter um site de compra coletiva muitos empresários decidiram empreender nesse ramo, o que sobrecarregou o mercado, e como em todo segmento, apareceram empresas boas e ruins.

Inicialmente a Compra Coletiva foi apresentada como a ferramenta de Publicidade que é, porém conforme a quantidade de sites ruins aumentava seu conceito real foi distorcido e substituído pela ideia de lucro rápido, tanto para os sites como para os parceiros anunciantes.

Consequência dessa forma de fazer negócio, a quantidade de reclamações contra sites de compra coletiva também alcançou as primeiras posições no PROCON e em rankings como o do site Reclame Aqui, devido a baixa qualidade que as empresas anunciantes ofereciam no atendimento aos clientes com cupons.
Ação completamente contraditória, pois estes mesmos parceiros anunciantes pagam para que novos clientes os conheçam através dos sites de compra coletiva e jogam todo o investimento no lixo ao atendê-los mal, prejudicando a imagem da empresa e do sistema de compra coletiva como um todo.

Um estudo da Hitwise Intelligence constatou que o mercado de compra coletiva apresentou uma queda de 25% nos EUA, o que também ocorre no Brasil.

A Compra Coletiva é uma modalidade de e-commerce ainda muito nova e caminha para o amadurecimento, visto que já passou pela fase inicial da euforia e do modismo, quando esse modelo de negócio ainda era novidade e chamou bastante atenção. Hoje está entrando em um período de estabilização, com diminuição acentuada na quantidade de sites pequenos, que ainda são maioria, e consolidação de empresas com maior poder de investimento no ramo.

Observando o andar do mercado é que Os Mosqueteiros investirá em mais inovações para assegurar maior qualidade e confiança à você que compra no site e garantir publicidade com bons resultados para as empresas anunciantes, pois acreditamos que o melhor resultado é quando existe confiança.

Durante esta semana continuaremos discutindo sobre o assunto para juntos rever os pontos positivos e negativos da compra coletiva e revertê-los todos em pontos positivos já, pois o que nós Mosqueteiros queremos é

MULTIPLICAR A CONFIANÇA QUE NOS CONECTA!

Deixe seu Comentário