Você ainda lembra o motivo do feriado de hoje?

Cquote1.svg O 'coração íntimo' dos brasileiros da época que se seguiu à proclamação da República, se examinado de perto [...] haveria de mostrar-lhe que existia entre a gente do Brasil, do Norte ao Sul do país, uma unidade nacional já tão forte, quanto às crenças, aos costumes, aos sentimentos [...] dessa mesma genteCquote2.svg

(Gilberto Freyre) 

Vida agitada, correria...sempre que existe a oportunidade de descanso, o brasileiro aproveita!
E os feriados são uma forma de "esticar" um pouquinho o tempo para descansar, curtir, viajar, enfim...relaxar e aproveitar!

Nesse mês de novembro, já tivemos alguns feriados, alguns para determinadas categorias, outro de significado religioso...mas o de hoje, 15 de Novembro, você lembra da importância dessa data?

Ok, Proclamação da República. Isso está nos calendários e fica fácil...mas você lembra do que está nos livros, do que você teve que responder na prova da escola?




Alguns devem se lembrar que essa data marca o fim da Monarquia e o começo da República [cara de resposta de prova mesmo, rs.] e lembrar também de um nome: Marechal Deodoro da Fonseca. Ele foi o militar que esteve a frente do movimento que destituiu o então imperador D. Pedro II e assumiu o poder do país.

Nesse tempo, a capital do Brasil era o Rio de Janeiro, vivíamos uma baita crise econômica e a Monarquia vivia uma época de desprestígio com a igreja, com os fazendeiros em virtude da abolição da escravatura e com os militares, além de muita miséria e falta de iniciativa para a resolução dos problemas de analfabetismo e saúde.

Diante de tudo isso, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.



Hoje, em 2012, comemoramos pela 123º vez uma data determinante para uma nova fase política e econômica do nosso país.

E aí, foi bacana relembrar? Agora é aproveitar a folga e conferir as ofertas do dia no nosso site, que tal?!

Abraço!


Deixe seu Comentário