Uma luta de todos

compra| coletiva| mosqueteiros| dia| pessoa| deficiência| inclusão

" Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças." (Mantoan, Maria Teresa)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, deficiência é "ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. O deficiente é, de fato, alguém que precisa superar suas próprias limitações e vencer o preconceito, dia após dia. A questão é: 



Qual o maior obstáculo: a deficiência ou a sociedade?



Hoje, no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência queremos homenagear a todos e reforçar essa luta incansável.


O Dia 21 de Setembro não foi escolhido por acaso, a proximidade com o início da Primavera e o Dia da Árvore levou a uma referência ao nascimento das reivindicações de cidadania e participação de forma completa com igualdade de condições.


Para um dia especial como esse, algumas idéias precisam ser sempre relembradas, para que a luta não se resuma a 1 único dia. A inclusão, a cidadania, o respeito ao próximo e informação.


A inclusão sempre discutida por órgãos públicos, ONGs e grupos de apoio ainda caminha a passos pequenos, a maioria ainda lida com a questão de forma superficial, e os avanços conquistados são frutos de leis impostas pelo governo, no que diz respeito ao mercado de trabalho e educação.




Um exemplo de inclusão e cidadania é a instituição Cincacre, que falamos anteriormente, localizada na Vila Irmã Dulce, em Teresina-PI. Cerca de 18 crianças com diferentes tipos de deficiência estudam no local. É um número expressivo para um centro educacional sustentado por doações, e que precisa lidar diariamente com crianças com Paralisia Cerebral, Deficiências auditivas, visuais, mentais, entre outras.

Nós dos Mosqueteiros vimos de perto um belo trabalho que merece servir de exemplo para falar de cidadania e deficiência lado a lado.


O Dia da Luta da Pessoa com Deficiência merece ser lembrado por todos, pois a luta é comum, e o respeito ao deficiente deve ser unânime e diário.


Multiplique o que te conecta à inclusão!

Deixe seu Comentário