Outubro Rosa e o autocuidado na sua rotina


Outubro está acabando, mas nem por isso deixaremos de falar da importância da campanha Outubro Rosa. Este é um período para lembrar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Neste período, é lembrado como fazer o autoexame e também a buscar seu médico para um check-up anual.

A gente sabe que a rotina é corrida, são muitas atribuições, mas quando o assunto é sua própria saúde, ela deve estar presente na sua memória e rotina diariamente.

E por falar em autoexame, você sabe como fazer? Vamos aqui dar alguns passos de como cuidar um pouco mais da saúde:


Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

É importante também cuidar das outras áreas da sua saúde para prevenir o câncer como: 
  • Não fumar;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Fazer atividades físicas;
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e processados
  • Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.


Não esqueça de se colocar também como prioridade e ter sempre um momento só seu e da sua saúde mental e física. Com esses passos você poderá ter uma vida mais saudável e feliz. Cuide-se, Mosqueteira!

Deixe seu Comentário