O Piauí que vive em nós!

Piauí. Em tupi-guarani Piau-i.
Piau [peixes pintados] e I [água]. Piauí, Rio dos Peixes.


É sempre interessante conhecer a história da nossa terra, do nosso povo. Saber de onde viemos e o quanto a essência do Piauí mora nos nossos costumes, na maneira em que vivemos e compartilhamos as tradições.


Nosso estado, que é caracterizado pela presença do vaqueiro, muito antes de ser colonizado foi povoado por índios de várias tribos diferentes. Tivemos em nossa região índios Tabajaras, Tremembés, Pimenteiras, Gueguês, Gamelas, Jenipapos, Guaranis e muitos outras tribos. E, graças aos nossos antepassados, podemos ter hoje heranças valiosas como, por exemplo, a culinária. 

Quem aqui não gosta de começar o dia com um bom beiju? Feito de tapioca, uma raiz brasileira, é uma iguaria de origem indígena, que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida vira um tipo de panqueca sequinha, boa de passar uma manteiga, colocar uma carne de sol desfiada e se deliciar!


E nem só de beiju vive um piauiense, mas também de uma Maria Isabel quentinha e com bastante cheiro verde. Ficou com água na boca, né? Os estudiosos da culinária dizem que o prato surgiu entre as famílias pobres e numerosas do interior do estado. Uma mãe decidiu pegar um pedaço de carne, partir em cubinhos e cozinhar com arroz para servir a toda a família e decidiu dar o nome das duas filhas ao prato: Maria e Isabel.


E a gente nem precisa explicar sobre a importância da Carne de Sol pra gente. Essa iguaria da nossa terra é amada por 9 entre 10 piauienses. E se deu vontade, você ainda pode aproveitar esse desconto: 500g de Carne de Sol + Macaxeira + Vinagrete + Farofa no Parrilla Steakhouse.

A história do Piauí é cheia de grandes heróis, de comida boa e também de muitas lendas. Quem nunca ficou espantando com o Cabeça de Cuia? Conta a lenda que o jovem Crispim morava na beira do rio Parnaíba e era de família muito pobre. Um dia, chegando do almoço, sua mãe lhe serviu somente uma sopa rala, com ossos. Em um momento de revolta, Crispim atirou o osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matando-a. Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou e… ficou curioso? Você pode ler a lenda completa nesse link.


E viajando um pouco [pelo menos online], podemos conhecer um pouco mais do nosso estado. O Piauí é cheio de lugares lindos e com muita história. o município de Pedro II, por exemplo, é conhecida como "Suíça Piauiense", por conta do seu clima serrano, frio. Possui as únicas minas de opala do Brasil, além de cachoeiras e seu rico artesanato em tecelagem.

Créditos: Deise Monteiro

E para quem gosta de aventura, pode conhecer a Cachoeira do Riachão, localizada em Piracuruca. Ela fica dentro do Parque Nacional Sete Cidades, um patrimônio ecológico que inclui esculturas naturais e arqueológicas, trilhas, mirantes, nascentes, fauna e flora do cerrado e caatinga, um mundo de ecossistema variados. 

Com uma queda d'água de quase 20 metros, essa cachoeira possui água geladinha, corrente o tempo inteiro e cristalina, principalmente pelas proximidades da queda d’água.

Seja qual for seu tipo de turismo, conheça e viva o Piauí. Uma terra quente, de gente acolhedora, guerreira, de comidas deliciosas e lugares lindos. Nossa terra é rica, aproveite! 19 de outubro, dia do Piauí!

Deixe seu Comentário