Como eleger prioridades para seu dinheiro


“O dinheiro é um mestre terrível, mas um excelente servo”. (P. T. Barnum)

O mês de novembro começou e hoje vamos falar da 11ª meta que definimos pra 2019: Eleger prioridades em relação ao dinheiro.

Como você se relaciona com seu dinheiro e compromissos financeiros? Consegue estabelecer metas e priorizar o que é mais importante ou urgente?

Hoje nós vamos dar dicas bem interessantes sobre como é possível estabelecer prioridades para que seu dinheiro possa render mais e melhor. Vamos lá?



      1. Calcule e identifique seu padrão de vida
  • Saiba exatamente quanto você gasta com os itens de necessidade básica (água, luz, transporte, etc), assim você vai compreender que fatia é gasta de gastos que não podem sair do seu orçamento.
  • Para calcular seu padrão de vida, você pode definir quanto gasta com custos obrigatórios fixos (aluguel, impostos, por exemplo), obrigatórios variáveis (alimentação, vestuário, por exemplo), não obrigatórios fixos (por exemplo, um plano de saúde), e não obrigatórios variáveis (gastos com lazer, por exemplo). 
  • Gaste menos do que você ganha, parece óbvio, mas algumas formas de crédito oferecidas no mercado podem dar a falsa ilusão de uma maior renda. 

      2. Aprenda a dividir os gastos e comece com passos simples

  • Para começar a reorganizar os gastos, algumas pessoas podem precisar de um direcionamento simples para começar a seguir, uma regra que se tornou popular para essa necessidade é a 50-30-20. De acordo com esta regra, 50% da renda é destinada a gastos fixos e essenciais, 30% pode ser destinado para gastos variáveis com estilo de vida (ida ao cinema, comer fora, etc) e 20% para prioridades financeiras que é o que você precisa poupar e o que você precisa para realizar sonhos/metas.
  • É importante que você consiga definir exatamente o que entra em cada grupo e seguir com a maior disciplina possível a distribuição de gastos. 



      3. Se livre das dívidas
  • Para poder investir ou poupar, é super importante que você possa ter um equilíbrio entre o seu grau de endividamento e seu orçamento. Por exemplo, se o seu gasto com prestações já soma 30% do seu orçamento, buscar reduzir essa dívida se torna uma prioridade ainda maior.
  • Se possível, busque uma renegociação, assim você pode até ficar mais apertado durante um tempo, mas irá sanar sua dívida mais rápido e pagará menos juros.
      4. Saúde financeira pode caminhar com saúde mental 
  • Não esqueça que a vida não é só pagar contas, se planeje dia-a-dia para que você seu dinheiro também proporcione momentos de alegria, seja como pessoa ou família. Estes momentos são essenciais para a saúde mental, gerando mais qualidade de vida e uma sensação mais agradável em relação ao seu próprio dinheiro. 
Nós do site Os Mosqueteiros adoramos ver você economizando sem deixar de fazer o que mais te faz feliz. Aproveite nossas dicas pra viver com equilíbrio e felicidade, dá uma olhadinha nas ofertas maravilhosas pra quem não abre mão de viajar e de relaxar de verdade:

1 sessão de Ofurô com Hidromassagem com água aquecida e tratada + Cromoterapia + 1 Sessão de Massagem Relaxante no Espaço Integrado Madalena Carcará

Deixe seu Comentário