Como podemos ajudar você?
O dia-a-dia corrido e cheio de obrigações não nos permite parar um tempo para cuidar do nosso bem estar e nossa saúde. Que tal dividir o peso das coisas e ser cuidado? Esta é a 5ª das 12 metas que separamos para 2019: Cuidar e permitir ser cuidado.
Seja na faculdade, trabalho ou em casa, sempre temos muitas obrigações e, muitas vezes, a corda arrebenta do lado mais fraco: todas as responsabilidades nas suas costas e de repente você não tem força para seguir adiante. Nesse momento, é muito importante reconhecer suas fraquezas e saber pedir e aceitar ajuda.
Agora, se você está vendo aquela pessoa cheia de obrigações e sem tempo de cuidar dela mesma, porque não se oferecer para dividir esse peso? Esta é uma questão que acomete, por exemplo, as mães (sejam elas de primeira viagem ou não).
Cuidar da casa, comida e ainda de um filho que precisa de atenção e cuidado é sim, um trabalho pesado e difícil. É solitário e muitas vezes injusto. Então, por que não aproveitar esse momento para ser mais presente e útil?
A seguir, algumas dicas de como cuidar melhor de quem precisa:
Leve comida:
Com os hormônios a mil e a falta de tempo, é necessário uma comida bem gostosa para alimentar a alma. Um almoço, um lanche e até um bolinho podem esquentar o coração de uma mãe.
Cuide do bebê para que a mãe possa tomar banho:
Você tomou banho, está cheiroso, não é? Que tal permitir a mãe a esse momento também? Enquanto você cuida do bebê, ela poderá cuidar um pouco mais dela, nem que seja para lavar os cabelos.
Faça compras, lave as louças:
Sair para fazer compras é bem difícil. Lembrar das louças sujas também. Em um momento de sossego do bebê, a mãe terá mil outras obrigações para se concentrar. Aproveite o momento para ajudar, indo ao supermercado ou dando uma geral na casa.
E lembre-se, é muito além do bebê. É lembrar que esta mãe tem outras necessidades, tem medos e dúvidas. Ouça-a de todo coração, ofereça ajuda, crie uma rede de apoio. Elas merecem muito mais do que elogios aos seus filhos. Merecem saber que são fortes e que conseguirão seguir seu oficio mais importante: a maternidade.