Diferentes olhares sobre a Páscoa

Hoje, na Sexta-feira Santa, que é quando convidamos vocês para refletir sobre o verdadeiro significado da Páscoa. Claro que, respeitando as crenças religiosas de cada um, nosso convite é meramente informativo. Acreditamos que quando compreendemos melhor certas coisas, aprendemos mais a respeitá-las.





Bom, então podemos começar explicando o que de fato significa a Páscoa para os cristãos.
Antes disso, é importante lembrar do que seria a Quaresma, que são os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa.

Neste período os católicos se dedicam à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. Dessa forma, para os cristãos, a Páscoa simboliza a ressurreição de Cristo três dias após a sua morte na cruz e por isso é considerada um fundamento da fé cristã.

Para os evangélicos, a data também é considerada sagrada, tanto pelo episódio de libertação no Egito quanto pela ressurreição de Cristo. Apesar de não terem ritos tão rigorosos como os católicos, consideram a Páscoa uma grande vitória do bem sobre o mal.



Para os Judeus, a A Páscoa marca a libertação dos escravos hebreus no Egito por meio de Moisés. A tradição pede que as casas dos praticantes sejam limpas e arrumadas na celebração. Entre outros costumes, no dia anterior da festa a família judia deve manter jejum, que é quebrado no dia seguinte com alimentos que relembram o episódio bíblico da libertação.

Para os espíritas, de acordo com a Federação Espírita Brasileira, os praticantes desta religião procuram viver o sentimento pascal todos os dias por meio das mensagens de Jesus.



As Testemunhas de Jeová fazem uma leitura bíblica diferente da Páscoa e, por isso, não a comemoram. Para seus seguidores, a Páscoa atual não é baseada na Bíblia, mas sim em ritos de fertilidade pagãos, o que a torna inaceitável.

Na umbanda e no candomblé, a celebração da Páscoa é semelhante à católica, segundo a Fucesp (Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo), pois a maior parte das crenças vem do catolicismo.

Para a umbanda, Jesus Cristo, ou em seu sincretismo, Pai Oxalá, energeticamente representa a atmosfera e os céus, apenas ressurgiu em espírito para consolar seus irmãos e lhes falar sobre suas missões. 

O que fica deste período, ao analisarmos várias religiões, é que a data marca um período de reflexão e renovação da fé, com conceitos que podem e devem ser aplicados diariamente, como o amor ao próximo, o perdão e a caridade.

Uma excelente Páscoa a todos!

Deixe seu Comentário