Comece o ano economizando!





Mais um ano começou e mais uma vez as contas chegam na nossa porta. Além dos gastos excessivos de fim de ano, vem também os gastos com material escolar. E todo ano é a mesma coisa: a gente promete economizar para não passar sufoco.

Se você mais uma vez não cumpriu sua promessa e tá aperreado com as contas na mão, saiba que não está sozinho. E para ajudar a economizar sempre, vamos dar alguns dicas:

Hora de garimpar:





Com a lista de material em mãos, veja o que tem em casa e ainda pode aproveitar. Toda lista tem aqueles materiais repetidos que acabam não sendo usados durante o ano. Depois de garimpado, veja com a escola o que será mais urgente de se usar. O que não for preciso nos primeiros meses do ano, poderão ser comprados depois, com um valor mais baixo.

Internet amiga: 



Com a lista já dividida, hora de pesquisar o preço do material na internet, do mais barato pro mais caro. Assim você saberá a média de valor cobrado para economizar. Borracha, lápis e materiais mais simples podem ser comprados em lojas de bairro, por exemplo.

Reaproveite: 



Antes de comprar os livros, pesquise com amigos e outros pais. Sempre é possível encontrar livros em bom estado para reaproveitar.

Se organize: 



Os grupos de whatsapp e facebook serão um bom aliado nesse momento. Junte os pais e negociem forma de pagamento e descontos com as livrarias.

Sem crianças: 

Evite levar os filhos para a compra do material. O pedidor estará aberto e as crianças acabaram escolhendo um material mais caro.



É importante lembrar que, de acordo com o PROCON-PI, a escola é proibida de solicitar alguns materiais como: álcool, algodão, argila, balão, brinquedo, caneta para lousa, fita durex, entre outros. Se o uso não for exclusivo e restrito ao aluno, você não é obrigado a levar.

Estando atento a esses detalhes, você economizará muito mais e evitará o sufoco de todo ano. Pronto para começar o ano? Vamos lá!

Deixe seu Comentário