Solta som, eu quero me concentrar!

Para ler ouvindo: David Gilmour – Smile



Todo mundo gosta de música. Seja o estilo que for, você sempre terá um momento de ligar o som para aproveitar. E olha só o que ela faz no nosso cérebro: é capaz de nos relaxar, nos encorajar, de nos concentrar. Uma música que tenha um ritmo semelhante aos batimentos cardíacos pode ser mais eficaz do que sedativos e relaxantes.

Graças a música podemos ficar felizes, curar aquela tristeza, nos declarações e até, olha só!, influenciar nos hábitos de consumo e a forma como percebemos o passar do tempo.

Com música, o tempo passa diferente:

Vinheta de teleatendimento, som ambiente em shopping... A música, nessas situações, serve para que o cliente não perceba que está esperando há muito tempo pelo atendimento ou não sinta o tempo passar, e assim, consumir mais. Bem como músicas que você não gosta, podem fazer com que três minutos pareçam 30 dentro da sua cabeça.

Academia e música: combinação perfeita:



Muita gente gosta de ouvir música enquanto corre ou malha na academia. Além de ser ótimo para distrair (como dissemos lá em cima), a música traz inúmeros benefícios para o seu desempenho.


Sincronizando o que você tá ouvindo com os exercícios e até os batimentos cardíacos, você pode melhorar sua performance. O site walk.jog.fm, por exemplo, faz playlists de acordo com o seu BPM e assim você pode alcançar aqueles quilômetros mais fácil. E o melhor, tem a versão corrida, e ciclismo também!

E no trabalho, pode?



Não só pode como deve. Sabendo escolher bem, a música poderá ajudar na sua concentração e até no desempenho do trabalho. A primeira coisa, e talvez a mais importante: use fones de ouvido. Vamos respeitar a individualidade do coleguinha ao lado. Agora que estamos de fone (ei, eu também estou ouvindo música!), vamos procurar o melhor estilo musical para trabalhar. Se você precisa exercer habilidades cognitivas, escolha músicas instrumentais. Esse tipo de estímulo exercita seu lado criativo. Se for querer músicas com letras, dê preferência a outros idiomas, para não confundir seu cérebro e você acaber escrevendo a letra naquele relatório.



De acordo com o site Megacurioso essas são os melhores estilos para focar no trabalho:

- Jazz: esse estilo tem muitas músicas sem letras e a maioria delas é capaz de deixar você bem-humorado. Entre os melhores nomes, procure também por Miles Davis, Alice Coltrane e Thelonious Monk.
- Música clássica e erudita: há muito o que explorar quando o assunto é música clássica. Muita gente diz que Johann Sebastian Bach é ótimo para resolver questões matemáticas.
- Composições minimalistas: são músicas capazes de deixar você concentrado em quase estado de transe. É um dos estilos favoritos de quem trabalha com design. Se você quer se aventurar nesse ritmo, escolha Steve Reich e Philip Glass.
- Músicas calmas: se você precisa de sua mente calma, procure ouvir Bonobo e Cinematic Orchestra.
- Músicas ambientes: para você esquecer que está ouvindo música, procure conhecer Brian Eno e Aphex Twin.
- Trilhas sonoras de filmes: indicadas para momentos desafiadores, como reuniões ou apresentações de projetos. Entre as trilhas recomendadas estão a de “Tron” e “A Rede Social”.
- Trilhas sonoras de videogames: aparentemente esse tipo de música é capaz de deixar você concentrado sem causar distração. A Orquestra Sinfônica de Londres faz versões impressionantes de algumas músicas de videogame.



Seleção musical feita? Agora é hora de aproveitar! Bom trabalho e divirta-se!

Deixe seu Comentário