Reflexões sobre o Dia do Trabalho

É possível ser feliz trabalhando? Em uma sociedade que visa a cada dia o maior lucro, é um pouco difícil responder essa pergunta. A cada dia você exige mais de si. Mais hora de trabalho, mais reunião, mais projeto. Menos tempo descansando, menos interações com os queridos, menos atividades físicas. Você se identifica com essa equação de horas?

Percebendo esse padrão de infelicidade, algumas pessoas decidiram apenas seguir outro caminho. O geógrafo que virou publicitário, a advogada de sucesso que foi pro ramo da moda. A executiva que colecionava sapatos que decidiu abandonar tudo e viver com pouco. E feliz.









Imagine uma cômoda com várias gavetas, grandes e pequenas. Ela é sua felicidade. Uma soma de pequenos sucessos. Em cada compartimento, um setor que deve ser administrado: família, amigos, amor, trabalho, saúde, religiosidade (e pode até ser que, numa dessas caixas, seja vazio, contanto que seja essa a sua vontade). Passamos a vida toda tentando cuidar de cada gaveta, lidando com ganhos e perdas. Quando essa cômoda está cheia, analisamos, vemos se está tudo ao nosso agrado e partimos pra outra. E quando vemos que um compartimento está preenchido de forma errada?


Apenas pare, veja onde você está e responda de forma sincera: você é feliz no seu trabalho? E a vontade de ser bailarina, ter um food truck, cursar engenharia, viajar o mundo e virar tradutor? Queremos que você encontre sua felicidade. E não tem problema nenhum que seja num escritório sem janelas ou em um salão de cabelos.

Por falar em trabalho, é importante que estejamos bem informados sobre as questões legais sobre ele. O que você sabe sobre a greve de hoje (28 de Abril de 2017)?

Primeiro devemos deixar claro que a greve é política, e não partidária. As pessoas que estão no congresso, decidindo reforma trabalhista, são políticos. Tudo que é decidido por eles, nos afeta diretamente, e por isso é de extrema importância que possamos entender o que está sendo decidido, seja com nosso apoio ou não. 

A greve é voltada, essencialmente, contra as reformas pretendidas pelo governo de Michel Temer, em especial a previdenciária e a trabalhista. Mesmo que a votação já tenha acontecido, a greve é uma forma de expressar a opinião contrária, pois a proposta ainda irá para o Senado, podendo assim ainda ser alterada.

Entenda como alguns pontos polêmicos da Reforma irão atuar sobre jovens e idosos: 

Reforma da previdência:
  • Será preciso 49 anos de contribuição para se aposentar com valor integral. Algo praticamente impossível para quem trabalha em empresa privada ou pública;
  • As mulheres precisarão trabalhar até os 65 anos, assim como os homens. Já é sabido que mulheres normalmente tem jornada dupla ou tripla de trabalho, pois cuidam da casa e dos filhos. Dessa forma,todo o peso recai sobre elas.
Reforma trabalhista:
  • Todos os direitos, como férias de 30 dias, aumento da jornada de trabalho diária, banco de horas, tudo poderá ser flexibilizado e negociado entre sindicatos e empresários. Todo o direito garantido por CLT será negociado. 
Terceirizações:
  • Uma pesquisa do DIEESE divulgada em 2015 mostrou que os terceirizados trabalham 3 horas a mais, recebem 24,7% a menos e permanecem 2,6 anos a menos no emprego. São os que mais adoecem e mais morrem no local de trabalho. Pela Reforma, a terceirização será liberada.
Essas são algumas questões que devem ser de conhecimento de todos os cidadãos, para que reflitam e analisem o impacto direto em suas vidas. E você, o que acha disso tudo?

Deixe seu Comentário