Já parou pra pensar que se os nossos hábitos fazem tanta diferença assim na nossa qualidade de vida. Por que nos falta tanta disciplina pra exterminar os maus hábitos?
Bom, o primeiro quesito a se pensar é que mudar coisas que nos fazem mal, requer planejamento, certo?
A prova de que fazemos boa parte das coisas em modo automático é o que disse um artigo publicado em 2006 por um pesquisador da Universidade de Duke, que revelou: “mais de 40 por cento das ações que as pessoas realizavam diariamente não vinham de deliberação, eram hábitos”.
O que os especialistas falam sobre a solução para se livrar de um ou vários maus hábitos é, primeiramente, ter foco, mude um de cada vez, olhe com carinho para ele, e mãos à obra.
Por falar em hábitos que prejudicam a qualidade de vida e a saúde. nesta segunda (29/08), é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Pra dar um empurrãozinho para aqueles que estão pensando ou tentando largar o cigarro, reunimos algumas das dicas mais valiosas por especialistas e pesquisadores da área.
1) Vá trocando o mau hábito por uma nova rotina positiva
O conselho do especialista da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, Alexandre Bortoletto é que você faça algo positivo com esse estímulo recebido pro mau hábito, até formar um novo hábito.
2) Dê atenção a você mesmo e se conheça mais
É importante também identificar que recompensa este mau hábito traz a pessoa. Saia do pensamento automatizado.
3) Sim, a mudança pode ser gradual
Algumas pessoas conseguem largar o cigarro ou de roer as unhas na primeira tentativa. Pra quem não conseguiu, é importante lembrar que deve existir o mínimo de planejamento. Que significa trabalhar com prazos e linha de ação: a frequência da mudança é importante. Repetição com alta frequência traz muito mais resultados do que ações esporádicas.
4) Estímulos científicos pra quem deseja parar de fumar:
- Após 8 horas sem cigarro o oxigênio no sangue se normaliza
- Após 2 dias sem cigarro: Seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já sente melhor o sabor da comida
- Após 3 semanas: Você vai notar que sua respiração se torna mais fácil e a circulação melhora
- Após 1 ano: O risco de morte por infarto já se reduziu à metade. (Fonte: INCA)
Mudar não é pra ser um fardo sempre, os primeiros meses são sempre os mais difíceis. Procure fazer coisas que ajudem nessa caminhada contra o cigarro, como por exemplo iniciar exercícios que vão auxiliar na ansiedade e até no emagrecimento e fortalecimento do corpo.
Falando em saúde, tem oferta pra mexer o corpo te esperando: