Sushi - saudável e acessível


A comida oriental está a cada dia mais popular em todo o Mundo, principalmente no Brasil onde o número de restaurantes especializados aumenta, em grande proporção, todos os anos (já é possível encontrar até cursos especializados para quem quiser aprender as técnicas e se tornar um sushiman). Considerada uma das alimentações mais saudáveis do mundo, os pratos da culinária japonesa, como sushi e sashimi, são ricos em proteínas e ômega 3, além de conter produtos feitos à base de soja que reduzem os níveis de colesterol ruim, legumes e cereais. Mas, você sabe como o sushi surgiu e como chegou no Brasil?
Pois bem, quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, no começo do século passado, trouxeram na bagagem uma culinária que muitos achavam exótica. Com o passar dos anos o ocidente abraçou as tradições e os costumes milenares orientais conservando e repassando de geração para geração. Hoje em dia, a comida nipônica é prestigiada por todos e deixou de ser rara para ser tratada como saudável. E o prato mais conhecido e consumido é o sushi. 
A história do sushi tem origem na necessidade de conservação do peixe cru. Para isso, o pescado tinha sua cabeça e vísceras retiradas, e era preparado em forma de filé. Depois eram temperados com sal e guardados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. O arroz fermentava e garantia a conservação do peixe. Os barris eram armazenados por um longo tempo (entre 1 e 3 anos). Após isso, o arroz estava impróprio para consumo, porém o peixe podia ser aproveitado.
Um exótico sushicake
Já no século XV, um outro tipo foi criado. Era basicamente um sushi com período de fermentação menor (cerca de 1 mês). É considerada a primeira forma do sushi moderno, já que o arroz era consumido junto com o peixe. Porém, foi muito depois (lá pelo século XVII) que o vinagre foi introduzido na preparação do arroz, o que permitiu que o sushi fosse preparado em um dia. Com a grande quantidade de peixes e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passou a ser consumido fresco, juntamente com o arroz, criando,  finalmente, o sushi que conhecemos hoje. (Fonte Senac)
Resumindo: O sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto outras versões que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados (recheios variados, doce ou salgado e por aí vai).

O melhor do sushi é que ele se tornou acessível a todas as classes sociais e é possível consumir peças de boa qualidade por um preço juntos. Você também ama sushi? Pois aproveite esta oferta que Os Mosqueteiros selecionou para você! - 10 peças de Sushi + Yakisoba de Frango no Fuji Sushi por R$ 24,45 

Deixe seu Comentário