Verão e chuva: cuidados com seu pet!

Durante o verão, nos dias mais quentes do ano, é natural que muitos donos que possuem pátios em sua casa brinquem com seus cachorros na água e até mesmo na chuva. Algumas raças simplesmente amam água e a atividade nestes dias pode ser muito divertida para eles.

Mas com toda essa chuva, é preciso lembrar que água e frio não combinam para os bichos de estimação, especialmente aqueles que podem já possuir algum problema de saúde ou que estão com uma idade mais avançada.  Esta combinação pode causar doenças imediatas, sendo que algumas podem se tornar bastante graves!


E o problema acontece tanto com os cães quanto com os gatos. Muitas pessoas pensam que os felinos, com a sua independência, consegue “se cuidar” sozinhos, mas não é bem assim. Apesar de manter os seus extintos, os gatos domesticados acabam tendo seu organismo mais fragilizado. Pegar chuva na rua pode também causar problemas para estes animais.


Se você mora em apartamento e seu amigão depende de passeios para fazer suas necessidades, muitas vezes essas voltinhas são reduzidas de 3 para 2 ou 1 vez ao dia devido a chuva. 
Nesse caso, um animal que não é ensinado a fazer suas necessidades no apartamento numa área reservada para ele, tudo fica mais difícil e o risco dele ter uma infecção urinária como a cistite por reter muito tempo a urina é grande. 
Notando que ele está fazendo repetido esforço para urinar sem resultado, está com desconforto ou presença de sangue na urina procure imediatamente um Veterinário.


Ao passear pelas calçadas molhadas não se esqueça de quando retornar para casa, lavar bem as patinhas, prevenindo assim, doenças provenientes de um possível contato com a água contaminada e seque bem (se possível com secador) para evitar fungos e frieiras. Aconteceu da chuva pegar vocês de surpresa no meio do passeio? Seque bem o pêlo do seu amigão, não se esqueça das orelhas, evite otites.




Mora em casa ou sítio? O animal dorme na área externa, seja em uma varanda, casinha ou canil? Certifique-se de que ele está bem protegido das fortes chuvas e dos ventos. 


Observe se não tem goteira no telhado da casinha ou canil, veja se estes oferecem proteção suficiente. Atente também se o local onde fica o animal não existe perigo de alagamento.
Evite que seu animal beba água de poças d’água ou pise em água empoçada, elas podem estar contaminadas com urina de rato, correndo o risco de ele contrair a Leptospirose.

Seu peludo se molhou? Tome os mesmos cuidados citados anteriormente, secando bem pelo, ouvidos e patas!

Cuide bem dos seus bichinhos nesse período chuvoso, e fique atento: tosse seca, secreção nasal, falta de apetite e febre são alguns dos sinais de que o cão está com gripe, nesse caso, precisa de atendimento Veterinário!

Deixe seu Comentário