O Futuro da Energia já chegou

A rede de distribuição elétrica do país há tempos passa por uma fase delicada, com apagões constantes e prejuízos para os consumidores. Basta tentar lembrar quantas vezes faltou luz na sua casa só neste começo de ano. 

Todos os dias os pesquisadores tentam descobrir novas formas de gerar energia e aprimorar as que já existem, é melhor pra quem consome e pro planeta. A energia solar vem chamando a atenção de quem busca uma fonte de energia sustentável e barata. 

O que muita gente pensa é que a geração de energia solar ainda é uma realidade muito distante, complicada e cara. Isso vem sendo desmistificado, e caindo nas graças  do uso doméstico e de muitas empresas.

Uma notícia boa que vai animar consumidores domésticos é uma nova resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que permite que consumidores utilizem o que sobrou da energia gerada pelos painéis solares para receber créditos na conta de luz.






Exemplo:  "Se você consome 100 quilowatts-hora por mês, mas gera 90 quilowatts-hora, vai pagar apenas 10 quilowatts-hora. Se gerar mais do que consome, ganha créditos para usar depois. É como se fosse um plano acúmulo de milhas", diz o coordenador de energia do Greenpeace, Ricardo Baitelo. 

A pergunta que todo mundo quer saber é: Quanto custa instalar esses painéis? O valor ainda é alto, mas está caindo. Um sistema residencial simples custa em média R$ 14 mil, a região do país pode ser um critério para avaliar se vale a pena. O Nordeste é ideal, muito sol, tarifas de energia altas, cenário perfeito. 

Outra dúvida é sobre o retorno do investimento, que gira em torno de 5 a 10 anos, dependendo da região instalada. Atenção, antes de instalar, você precisa procurar a concessionária local para pedir autorização e apresentar um projeto técnico. 


Servidores da Apple com energia renovável

Dando o exemplo de como ser uma empresa mais "verde" e fazendo bonito no uso de energias renováveis, a Apple deu a volta por cima depois de fazer feio no ranking do Greenpeace que avaliava uso de energia "suja" por empresas de TI. 

A empresa combina o uso de energia solar e biogás, e conseguiu melhorar o consumo de energia com 75% suprido por energia renovável. Fazendo o dever de casa e dando ideia para outras empresas que buscam caminhos como esse. 

E vocês,Mosqueteiros? O que acham dessa alternativa para fonte de energia?






Deixe seu Comentário