"Olha pro céu, meu amor!"



No nordeste, Junho é um mês tão especial quanto festas como o Carnaval, é época das festas juninas, de quadrilha, de muita comida típica e claro, alegria de sobra pra dançar e fazer aquela linda fogueira.

Bom, sobre a origem da festa junina, dizem que sua origem vem dos países católicos europeus, onde eram feitas as "festas joaninas" em homenagem a São João. E que ao chegar no Brasil no século IV pelos portugueses, foi incorporada aos costumes de indígenas e negros.

O brasileiro foi dando seu "toque" através das comidas típicas que são uma das maiores atrações dessa época: Arroz doce, bolo de milho verde, pamonha, quentão, broa de milho, cocada, maria mole, milho cozido entre outras delícias que podem variar de região pra região.



A comida é uma forte tradição, mas elas não param por aí, as fogueiras servem como centro das quadrilhas, foram incorporadas das festas pagãs pela Igreja Católica para celebrar o nascimento de João Batista, elas iluminam a noite, e deixam a festa ainda mais bonita. Em todo o Brasil, ainda são realizadas as quermesses, com barraquinhas de comida e jogos pra família toda.

Tem gente que não se aguenta de ansiedade quando chega junho, e o motivo é: dançar quadrilha. Sua origem foi na França, e aqui no Brasil foi sendo dançada ao ar livre, em homenagem a Santo Antônio, São João, e São Pedro. Geralmente um trio de forró pé-de-serra acompanha a dança, mas a rainha é sempre a sanfona, principalmente quando toca aquelas músicas obrigatórias de Luiz Gonzaga.



As bandeirinhas também são presença garantida, além de um enfeito lindo, elas simbolizam a devoção aos santos João, Antônio e Pedro. As quadrilhas seguem alguns passos e comandos de dança como o Anavan, Returnê, Balancê, tur, entre outros. Já os comandos, hoje em dia existem grupos profissionais que seguem tudo como manda a tradição, e outros que são mais informais, com histórias divertidas como o famoso Casamento Matuto, que rende muita risada pra quem vê e participa.



Quando chega o dia de Santo Antônio, o mês de junho se enche de pedidos de mulheres querendo um "bom partido" pra casar ou namorar.

Dizem que essa devoção começou no século XII, quando Santo Antônio presenteava as moças sem dote para que casassem.

Quem já conseguiu a graça, repassa sua fé para quem ainda está em busca de um parceiro, e é assim que surgem novas promessas e novas simpatias.



 Quem nunca ouviu falar nas famosas simpatias para o Santo Casamenteiro? Algumas delas são:

  • Coloque a imagem do santo de cabeça pra baixo, dentro de um copo com água, e prometa que vai colocar o coitadinho do santo na posição correta assim que encontrar seu amor.


  • Retire o Menino Jesus dos braços de Santo Antônio e prometa que vai devolvê-lo com rapidez, assim que você estiver com seu marido ou namorado do lado.



Agora que você já sabe tudo sobre as festas juninas e essas tradições tão interessantes, procure saber a programação junina da sua cidade, do seu bairro e da sua turma! 

Mosqueteiros, lembrando que essa é uma época de alegria, nada de soltar balão, é perigoso pra você e pra quem está embaixo dele. Uma boa festa junina é divertida e segura!







Deixe seu Comentário