A Paixão daquela Sexta

Momento da Via Sacra: Jesus carrega a cruz
Hoje é um dia bem especial para os Cristãos, pois segundo a tradição, é na sexta que relembramos o Julgamento, Paixão, Crucificação, Morte e Sepultura de Jesus Cristo.

É dia de relembrar que ele percorreu a Via Sacra ou Via Dolorosa, onde ele carrega sua cruz até o Gólgota (colina onde Jesus foi crucificado).




A Via Sacra é marcada por estações, que marcam momentos importantes como:


  • Jesus é condenado
  • Jesus carrega a cruz nas costas
  • Jesus encontra sua mãe
  • Jesus é pregado na Cruz

Quando chegou para ser julgado, Jesus já havia sido julgado por todos, estava machucado, com as vestes rasgadas, é então que Pôncio Pilatos literalmente lava as mãos, e Jesus é condenado.

Começa então sua crucificação, o ato que mais simboliza a Paixão de Cristo. Para a religião cristã, sua morte simboliza um ato de entrega e de amor, sendo assim relembrada com silêncio, jejum, oração e abstinência de carne. Por isso a forte tradição do consumo de peixe nessa data.

Depois da sua morte, Cristo é retirado da cruz e sepultado em uma gruta lacrada por uma pedra. Sua Ressurreição é relembrada no Domingo, de acordo com a tradição, esse é o 3º dia após sua morte.


Para quem não é católico, o post de hoje contou uma tradição religiosa importante no mundo inteiro, para os Mosqueteiros que são Católicos, é sempre importante relembrar a importância das tradições. Que esse Domingo de Páscoa seja de fé e muita paz.

Mosqueteiros, desejamos a todos um excelente feriado! 

Deixe seu Comentário