O Brasil ferve com o Frevo!


compracoletivamosqueteirosrecifediafrevo
Apesar do Frevo concentrar suas comemorações no mês de fevereiro juntamente com a folia carnavalesca, é no dia 14 de Setembro que essa dança é comemorada nacionalmente.

O Frevo nasceu no Recife, mas é em Olinda que é mais festejado, levando multidões a dançar e cantar num ritmo efervecente.

Essa dança surgiu no fim do século XIX, e o nome 'frevo' veio da palavra 'ferver', ou melhor dizendo, 'frever', que passou a ser sinônimo de agitação, rebuliço, era muita gente a 'ferver' nas ruas.

Você sabe dançar frevo?



Então fique sabendo que dá pra dançar de mais de 120 formas diferentes, estão catalogados passos como : pernadas, giro-dobradiça, tesoura, saca-rolha, entre outros. Em relação à música, o frevo foi sofrendo muitas influências, e hoje pode ser dividido em 3 categorias: Frevo de rua, Frevo de Bloco e Frevo Canção.

Além da dança, o ritmo acelerado do frevo e as famosas sombrinhas também são um sinônimo da cultura pernambucana. Basta ouvir a música ou ver esses acessórios coloridos para lembrarmos do Carnaval, de Pernambuco e do Frevo.

Frevo não tem idade, o ritmo vem contagiando adultos, jovens e crianças há muito tempo. Muitos até já tem seu frevo preferido, como o Vassourinhas, Último dia, Menino bom, e outros.

Seja no carnaval do Recife, ou em qualquer outro lugar do Brasil, o frevo tem lugar de destaque nos sons que são a cara do brasileiro, da irreverência e da alegria.


Sejam Mosqueteiros do Recife ou não, comemorem o dia do frevo com bastante energia.

Nós do site Os Mosqueteiros deixamos nossa homenagem a esse tesouro cultural pernambucano. Multiplique o que te conecta à alegria do Frevo!

Deixe seu Comentário