O que significa reencontrar sua criança interior?


Como você sabe, todo início de mês relembramos a 10ª das 12 metas que definimos para 2019: Reencontrar sua criança interior.

Você deve ter lido esse título e ficado um pouco confuso, né? O que seria essa criança interior? Seria levar tudo na brincadeira? Calma, vamos explicar, mosqueteiro.

Encontramos esta poesia de Fernando Pessoa que vai te dar uma primeira dica desse conceito:
“A criança que fui chora na estrada
Deixei-a ali quando vim ser quem sou
Mas hoje, vendo que o que sou é nada
Quero ir buscar quem fui, onde ficou.”
(Fernando Pessoa)
O que Fernando Pessoa quis dizer foi na verdade um convite para compreendermos e acolhermos quem já fomos um dia e quem somos hoje.



Quem começou a falar sobre essa tal criança interior na verdade foi o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, outros profissionais desenvolveram o conceito no decorrer dos anos. 

O indivíduo que você vê hoje foi construído desde a nossa infância, e neste período, de uma forma ou de outra, acabamos registrando e interpretando momentos de forma negativa, causando sentimentos como incapacidade, insegurança, desamor, necessidade constante de aprovação, medo da solidão, entre outras questões.

Esses sentimentos podem não ir embora com a vida adulta, pelo contrário, eles ficam lá, escondidos, mascarados e silenciosos. Em algum momento, estes bloqueios começam a incomodar, atrapalhar, seja por exemplo, numa dificuldade em se relacionar, ou até mesmo em compreender mudanças e situações que lhe remetem a dor. 



O que pode ser feito então para ajudar nestes traumas, bloqueios e questões emocionais que podem ainda estar precisando de um olhar atento? Nós encontramos 7 conselhos bem interessantes que podem te ajudar a começar a cuidar dessa criança interior, vamos lá?

Dica 1: Diga “Eu te amo”

É isso mesmo, quando éramos crianças, nosso contato com a forma de demonstrar e conhecer o amor pode ter deixado uma lacuna, mas sempre é hora de fazer este lembrete. Se olhe no espelho e se diga: Eu te amo!

Dica 2: Diga “Eu ouço você”

A sensação de não ter sido ouvido, de não ter seus sentimentos levados em consideração e outros fatores podem fazer com que a gente queira calar aquilo que ainda dói. Diga a você mesmo: “Eu ouço você e o que você sente é importante”. 

Dica 3: Diga “Você não merece isso”


Se na infância, ocorrem abusos, sejam eles nos níveis que forem, relacionados a abandono, humilhação, é importante te lembrar que por mais que você tenha sentido culpa em algum momento, você não mereceu isso, e essa afirmação também pode ser repetida sempre que necessário.

Dica 4: Diga “Eu te perdoo”

Se liberte da culpa e dos culpados que possam existir, busque perdoar e se perdoar. Diga “Eu te perdoo” pra você mesmo e mentalize aqueles a quem você também deseja perdoar.

O que queremos deixar com este post é falarmos sobre a importância de estarmos atentos aos nossos sentimentos, através do autoconhecimento. E também, de olharmos com carinho para os sentimentos das crianças, tudo começa por lá e essa base precisa de estruturas emocionais seguras e felizes. Cuidar dessa educação emocional dos pequenos é um presente pra vida inteira!

Para quem ainda não nos conhece, somos um site de descontos chamado Os Mosqueteiros, e sempre que podemos estamos aqui falando sobre coisas da vida, dicas de saúde, bem-estar e claro, dicas de ofertas pra você economizar fazendo o que te faz feliz!

Para quem tem criança em casa, vamos deixar duas dicas de ofertas imperdíveis:







Deixe seu Comentário