Câncer de mama: vamos falar sobre isso?



No mês de outubro ocorre, em todo o mundo, a campanha de conscientização do câncer de mama. Um momento para lembrar a todos sobre a importância de cuidar da saúde. Com o tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?", decidimos pontuar algumas questões importantes sobre o câncer de mama.



Hoje o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. É um número bem grande, não é mesmo? Então por que não conhecer o seu corpo e assim se prevenir?



É muito importante realizar o auto-exame. Verifique se não há nódulos ou qualquer outro sinal diferente como edemas, irritação ou irregularidades nos seios. Qualquer alteração ou estranhamento, vá ao seu médico para exames mais detalhados. Quando a doença é diagnosticada precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante também que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.





Sabemos que não há formas milagrosas de evitar a doença, mas as mudanças de hábito podem diminuir em até 28% a chance de desenvolver câncer de mama. Diminuir a ingestão de álcool é uma delas, já que ele altera os níveis hormonais, como o do estrogênio.



É importante também cuidar do excesso de peso, pois significa alteração nos níveis hormonais e células de gordura em grande quantidade liberam fatores pró-inflamatórios. Seu corpo estará sempre em processo inflamatório, facilitando o desenvolvimento de qualquer doença.



Além disso, é importante fazer exercícios físicos, pois além de queimar as gorduras, equilibra os hormônios. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama.



Se você perceber algo diferente no seu corpo, procure um médico. Somente ele poderá examinar de forma profunda e diagnosticar alguma doença. Previna-se, toque-se e viva com saúde, sempre.

Deixe seu Comentário